Chama olímpica dos jogos de Paris é acesa na Grécia
Redação RedeTV!Cerimônia no Templo de Hera deu o início do revezamento da tocha olímpica
(Foto: Reprodução / Jogos Olímpicos)
A chama dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024 foi acesa nesta terça-feira (16) em cerimônia nas ruínas do Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia, faltando 101 dias para o início do evento.
Na cerimônia, usa-se um espelho parabólico para acender a chama com raios de sol, mas devido ao tempo nublado, o fogo utilizado foi o feito durante o ensaio da cerimônia. A chama olímpica representa os valores dos jogos: pureza, paz e amizade entre as nações.
Desde a antiguidade, a chama ficava acesa na cidade de Olímpia enquanto as competições aconteciam. Os jogos começaram em meados de 776 a.C. e eram famosos por unir as nações pelo esporte, mesmo durante períodos de conflito.
Na era moderna, os jogos voltaram em 1896, e a tradição de manter a chama acesa durante as competições voltou em 1928 nos jogos de Amsterdã.
Com o fogo produzido, foi acesa a tocha olímpica, que passará pelo tradicional revezamento, com mais de 10 mil condutores, até acender a pira dos Jogos de Paris na cerimônia de abertura em 26 de julho.
O primeiro condutor da tocha foi o remador grego Stéfanos Doúskos, atual campeão olímpico do skiff simples, que recebeu a tocha de Mary Mina, intérprete da suma sacerdotisa do Templo de Hera. Depois, entregou a tocha para a ex-nadadora Laure Manadou, vencedora de três medalhas nas Olimpíadas de Atenas em 2004.
A tocha agora percorrerá a Grécia até dia 26 de abril, quando será entregue aos franceses no Panathenaic, estádio construído em 1896 para os primeiros jogos da era moderna, em Atenas. Dia 27 de abril ela parte para Marselha, na França, em um veleiro centenário, atravessa o mar Mediterrâneo e desembarca no dia 7 de maio.
Veja também!
- Após jogo no Mineirão, torcedor do Cruzeiro erra saída do estádio e desce escada de carro
- Marcos Assunção sobre Fagner do Corinthians: "Jogador desleal"
- Tande, ex-jogador de vôlei, sofre infarto
Confira o nosso canal 'Esportes RedeTV' no Youtube: