Xavi é demitido e Barcelona acerta com substituto
Redação RedeTV!Treinador espanhol foi avisado da demissão no CT nesta sexta (24)
(Foto: EFE)
Xavi Hernández não é mais técnico do Barcelona. O presidente do clube, Joan Laporta, fez o anúncio na manhã desta quinta-feira (22), e segundo a imprensa espanhola, o time catalão já acertou com um novo nome para o cargo: Hansi Flick.
Há um mês, o treinador havia mudado sua decisão sobre deixar o clube ao fim desta temporada, mas foi informado por Laporta no CT sobre a demissão.
“O presidente do Barcelona, Joan Laporta, anunciou nesta tarde a Xavi Hernández que não continuará como técnico do time principal na temporada 2024/25. O Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, que se soma a uma carreira inigualável como jogador e capitão da equipe, e lhe deseja toda a sorte do mundo”, diz o comunicado do clube.
Hernández ainda comandará a equipe por mais uma partida, contra o Sevilla, fora de casa, na última rodada da La Liga.
Xavi chegou ao Barcelona em 1991 com 11 anos de idade para jogar na base do clube, e estreou no profissional em 1998. Fez 769 partidas pela equipe e se tornou um dos maiores ídolos da história do clube.
Como treinador, assumiu em 2021 e venceu os primeiros títulos após a saída de Messi, o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha em 2022/23. Ele deixa o cargo após 141 jogos, com 68,7% de aproveitamento.
Novo técnico
De acordo com informações da imprensa espanhola, o novo técnico do Barça será o alemão Hansi Flick. Ele teria assinado um contrato até junho de 2026, que deve ser oficializado na próxima segunda-feira (27).
O jornal “Sport” afirmou que Flick deve receber 15% a menos do que Xavi, e segundo veículos da imprensa espanhola, o alemão teve uma ligação por telefone com Deco, diretor esportivo do clube, na última quarta-feira (22).
O último trabalho bem-sucedido de Hansi Flick foi no Bayern de Munique entre 2019 e 2021, onde venceu todos os títulos possíveis, incluindo a Liga dos Campeões da temporada 2019/20.
Flick também esteve na conquista da Copa do Mundo de 2014, como auxiliar-técnico de Joachim Löw.
O alemão estava sem emprego desde a saída do comando da seleção alemã em 2023.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar o canal Esportes RedeTV! no Youtube
- Clique aqui para entrar no canal RedeTV! Notícias no WhatsApp