Tratamento que "salvou" carreira de James Rodríguez foi financiado por narcotráfico colombiano, diz jornal alemão
Redação/RedeTV!
James estreou pelo Bayern no último domingo (Foto: Reprodução/Twitter oficial do Bayern de Munique)
Estrela da Copa do Mundo de 2014 e agora jogador do Bayern de Munique, James Rodríguez esteve perto de não se tornar jogador de futebol por conta de sua baixa estatura na infância. Quem "salvou" a carreira do jogador foi o narcotráfico da Colômbia, que financiou um tratamento hormonal para o jovem, segundo o jornal alemão "Bild".
De acordo com a publicação, quando tinha apenas 11 anos de idade, James Rodríguez já tinha um talento notável, mas foi rejeitado por muitos clubes por conta de sua baixa estatura e falta de força física.
Foi então que Gustavo Upegui, um ex-sócio de Pablo Escobar, dono de um quartel conhecido como "La Oficina" e proprietário do Envigado FC, financiou um tratamento hormonal para o garoto. O procedimento foi um sucesso e o atleta começou a atuar pelas categorias de base da equipe pertencente ao chefe do tráfico.
Upegui não conseguiu ver o sucesso de James já que foi morto a tiros na porta de sua casa pouco antes do jogador fazer sua estreia pela equipe profissional do Envigado.
Relação com o tráfico de drogas
Em 2014, o Envigado foi punido pelo governo dos Estados Unidos por relação com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo o DEA, organização antidrogas norte-americana, Juan Pablo Upegui Gallego, atual presidente do clube, vinha usando o dinheiro do time para financiar a "La Oficina".
"La Oficina vem tendo um papel significante no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro, e essa ação segue na linha de atacar o cartel por todos ângulos. A diversidade das pessoas condenadas hoje (além do Envigado e de Upegui Gallego foram punidos mais 9 indivíduos e mais 13 organizaçõs) será um duro golpe na finanças de La Oficina", disse o comunicado do DEA na época.
Atualmente, o time sediado na cidade de Envigado ocupa a última colocação no Clausura do Campeonato Colombiano. No Apertura, a equipe terminou na 19ª colocação, com apenas 18 pontos em 20 jogos.
James Rodríguez com a camisa do Envigado (Foto: Reprodução)
Veja também!
Bayern de Munique faz a festa dos fãs com brincadeira inusitada