Próximo de ser o primeiro país a definir a temporada, Bélgica deve cancelar campeonato
Redação/RedeTV!Com 15 pontos de vantagem na liderança, Brugge será declarado campeão
Brugge garantirá um lugar na fase de grupos da Champions League (Foto: Divulgação/Brugge)
A Bélgica caminha para ser o primeiro país da Europa a definir o que fazer com o calendário do futebol, paralisado desde o começo de março devido à pandemia do coronavírus (Covid-19).
Após reunião realizada via teleconferência nesta quinta-feira (02), a liga belga optou por cancelar o campeonato local, respeitando o posicionamento na tabela no momento em que houve a paralisação.
Para ter validade, a medida precisa ser aprovada por maioria simples na assembleia geral da entidade, no dia 15 deste mês, mas, segundo a imprensa local, os clubes deverão votar pelo cancelamento. Também serão colocados em votação a realização da final da Copa da Bélgica e a retomada da segunda divisão.
Com isso, o Club Brugge, que lidera o campeonato com 15 pontos de vantagem sobre o Gent, deverá ser nomeado campeão. Ambos também estarão garantidos na próxima edição da Champions League.
A opção por cancelar a temporada se deve ao fato do governo local prever a proibição de eventos esportivos no país, pelo menos, até o final de junho.
Segundo a liga, não haveria tempo suficiente para a realização dos jogos até o prazo máximo estipulado pela UEFA, que deseja o encerramento da temporada até o dia três de agosto.
“A situação atual, particularmente precária, na qual nosso país se encontra tem a consequência de que o esporte não é e não pode ser considerado a primeira preocupação, por mais divertida e relaxante que possa ser”, afirmou a liga em um comunicado oficial.
País com pouco mais de 11 milhões de habitantes, a Bélgica registra até o momento 15.350 casos da doença e 1011 mortes.
Veja também!
>>> Chefe da Secom, Fabio Wajngarten está curado do coronavírus
>>> Senado aprova extensão de auxílio de R$ 600 a mais de 30 categorias
>>> Governo prorroga prazo de entrega da declaração do IR por dois meses
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube