Polícia poderá esvaziar parte de estádios da Espanha em casos de racismo ou xenofobia
Redação RedeTVInformação foi dada pelo Ministério do Interior espanhol, segundo o jornal El País
(Foto:Reprodução/Instagram)
Depois de um Campeonato Espanhol recheado de polêmicas e casos de racismo em diferentes partidas no país, o Ministério do Interior determinou que as forças de segurança poderão interferir diretamente na partida se houver casos de racismo ou xenofobia.
Segundo o jornal El País, a polícia poderá orientar o árbitro "a não iniciar, a paralisar ou até suspender a partida", de forma temporária ou definitiva, caso aconteça um ato de descriminação. Se gritos e manifestações criminosas persistirem, a polícia também poderá esvaziar setores do estádio.
Antes disso, a decisão de continuar ou não a partida era exclusivamente do árbitro de campo, de acordo com recomendações da Fifa definidas em 2017. As novas determinações vão acontecer de forma gradual, tendo como medida inicial a paralisação da partida.
A mudança acontece após o episódio envolvendo o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, em partida contra o Valência no mês de maio. Na ocasião, ele foi alvo de diversas ofensas e gestos racistas durante o jogo que acabaram repercutindo no mundo inteiro.
Veja também:
>>> Silvio Luiz: "Botafogo perde muito com saída de Luis Castro!"
>>> Bragantino deixa Corinthians perto da zona de rebaixamento da Série A
>>> Seleção feminina goleia Chile em último jogo antes da Copa do Mundo