Bola de Ouro 2023: Vinicius Jr recebe Prêmio Sócrates e cita luta contra racismo em cerimônia
Redação RedeTV!Brasileiro faturou o troféu pelo trabalho do Instituto Vini Jr
(Foto: Reprodução/Instagram)
Durante a cerimônia de entrega da 'Bola de Ouro 2023' nesta segunda-feira (30), Vinicius Junior conquistou o prêmio Sócrates, premiação é dada ao jogador com maior envolvimento em projetos sociais. Em seu discurso, o atleta brasileiro citou a luta contra o racismo.
O atacante conquistou o troféu pelo trabalho feito no Instituto Vini Jr, projeto social criado e presidido pelo jogador, que tem como proposta usar o futebol para inovar o processo de ensino de crianças e jovens em colaboração com escolas públicas. O projeto também tem a iniciativa de capacitar professores em práticas pedagógicas antirracistas.
Ao receber o prêmio, Vinicius enalteceu sua trajetória. "Eu estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, de onde eu saí, é muito improvável chegar até aqui. Eu fico muito feliz de poder ajudá-los. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês", declarou o jogador.
O atacante reforçou ainda que sempre lutará contra o racismo: "Chato sempre ter que falar sobre racismo, mas estou preparado para isso, para sempre poder falar quando for necessário para todos seguirem fortes porque vou lutar por eles. Espero que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste sempre ter que falar sobre racismo, gosto de falar de futebol, de grandes jogadores que estão aqui. É muito triste e quero pedir força de vocês para a gente seguir na luta e que as crianças que vão vir, possam sofrer cada vez menos.”
O Prêmio Sócrates foi criado pela revista France Football para homenagear ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol. Vale lembrar que Sócrates foi um jogador ativo na luta pela democracia e foi um dos líderes do movimento que ocorreu durante a ditadura militar no Brasil, nos anos 1980.
Veja também!
- Fortaleza perde para a LDU nos pênaltis e é vice-campeão da Copa Sul-Americana
- Com gol no fim, seleção feminina vence na estreia de Arthur Elias
- Pan: Brasil perde para Colômbia, mas ganha prata inédita no beisebol
Confira o nosso canal 'Esportes RedeTV' no Youtube: