Barcelona vence Juventus por 3 a 1 e conquista Liga dos Campeões pela quinta vez
Neto Miranda/RedeTV!(Foto: Reuters)
Numa partida recheada de polêmica, emoção e mais disputada do que muitos esperavam, o Barcelona derrotou a Juventus pelo placar de 3 a 1 e conquistou seu quinto título da Liga dos Campeões da Europa, no Estádio Olímpico de Berlim.
A Juventus começou o duelo fazendo pressão no campo de ataque, buscando sufocar o Barcelona, porém a tática agressiva foi imediatamente respondida da maneira mais efetiva possível pelo time espanhol. No terceiro minuto, Rakitic completou para as redes uma triangulação iniciada por Neymnar e intermediada por Iniesta, colocando os culés em vantagem.
Com o resultado favorável, o Barcelona controlou a bola e criou boas ocasiões ainda na primeira etapa, obrigando Buffon a se agigantar. A Juventus precisava de algo mais para se mostrar vivo no confronto e a prova de força veio com o gol de Morata, aos 10 minutos do segundo tempo, após aproveitar rebote de Ter Stegen em chute de Tevez.
O empate colocou pólvora no jogo, que ganhou contorno de drama para o Barcelona. Mas quem tem Neymar, Suárez e Messi não costuma se apavorar em momentos de tensão. Aos 23 minutos, no momento que a Juventus esboçava uma virada heróica, Suárez deu o troco no rival italiano e marcou o segundo tento, após Buffon não encaixar finalização de Messi.
Faltava o de Neymar, que aos 26 minutos cabeceou, meio com a cabeça, meio com o braço, e teve gol anulado pelo árbitro. A Juventus tentou em vão correr atrás de um nova igualdade no placar, porém os contragolpes do Barcelona cada vez ficavam mais perigosos. Aos 52 minutos, na jogada final, o craque brasileiro teve seu prémio, exterminando Buffon e correndo para comemorar o título.