02/10/2023 09:14:00 - Atualizado em 02/10/2023 09:24:00

Soteldo cometeu infração ao pisar na bola com os dois pés?

Gustavo Garcez/Redação RedeTV!

Lance polêmico do atacante do Santos causou uma confusão com os jogadores do Vasco; entenda o que diz o 'Livro de Regras' da CBF

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

O Santos venceu o Vasco por 4 a 1 neste domingo (1º) e conseguiu sair da zona do rebaixamento. Apesar da partida cheia de gols, uma confusão generalizada causada por um lance polêmico do atacante Soteldo foi o que marcou não só o jogo, mas como toda a rodada do Brasileirão.

Na ocasião, o jogador do Peixe subiu com os dois pés na bola quando o placar ainda estava em 3 a 1. Sebastián Ferreira, do Vasco, não gostou da atitude do venezuelano e deu uma entrada raivosa no atacante santista. O resultado? Empurra-empurra e algumas cenas lamentáveis. Mas afinal, Soteldo fez algo contra as regras do esporte? 

A resposta para essa pergunta é clara: não, Soteldo não cometeu infração. Segundo o "Livro de Regras 2023/2024", da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não há nada que aponte que o jogador é proibido de fazer a firula. Entre os tópicos citados pelo livro que podem configurar o cartão amarelo, está a conduta antidesportiva, mas o lance em questão é interpretativo.

Vale destacar que após o lance e toda a confusão, o árbitro da partida, Anderson Daronco, deu cartão amarelo para Soteldo, mas não citou o recurso utilizado pelo atleta.

Na súmula, Daronco justificou a advertência: "Yeferson Julio Soteldo Martinez Santos/SP [...] Por discutir com seu adversário com a bola fora de jogo (atitude antidesportiva). 23:00 1T 16."

De qualquer forma, comentaristas de arbitragem entendem que o lance polêmico foi uma "falta de respeito ao jogo". "Soteldo pisar na bola é infração. Está na regra do jogo: isto é uma conduta antidesportiva, falta de respeito ao jogo. Deveria marcar falta e dar amarelo", analisou Renata Ruel, da ESPN. “Jogador nunca faz isso quando tá perdendo ou empatando, só quando está goleando. Deveria ser punido com cartão amarelo. Desrespeito às regras do jogo”, disse Carlos Eugênio Simon, da mesma emissora.

Agora embalado com duas vitórias seguidas na competição e em 15º na tabela, o Santos retornará aos gramados no domingo (8), quando visita o 4º colocado, Palmeiras, na Arena Barueri. Já o Vasco, que vinha de três triunfos, caiu para a 16ª posição, mas poderá reverter o cenário no sábado (7), em São Januário, quando recebe o São Paulo, atualmente em 10º.

Veja também!

Neymar reage após vídeo expor situação do gramado em que jogará pelo Al-Hilal: "Isso não é possível"

RB Leipzig e Bayern de Munique empatam em 2 a 2 na Bundesliga

- Palmeirenses são vítimas de racismo na Argentina em jogo da Libertadores

Confira o nosso canal 'Esportes RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários