Pelé é o único futebolista estrangeiro a ser condecorado cavaleiro pela rainha Elizabeth II
Gustavo Garcez/Redação RedeTV!Título foi recebido pelo Rei do Futebol em 1997, quando era ministro do Esporte
(Foto: Reprodução/Twitter: @Pelé - Rainha Elizabeth II e Pelé, em amistoso no Maracanã, em 1968)
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi o único futebolista estrangeiro a ter recebido uma honraria de cavaleiro da Monarquia Britânica. Ao longo de 70 anos de reinado, a rainha Elizabeth II condecorou diversas personalidades, mas assim como ela disse em 1997, Pelé era “incomparável”.
Foi neste ano, em dezembro, que o Rei do Futebol e então ministro do Esporte foi condecorado, em Londres, com a Ordem de Cavaleiro do Império Britânico.
Segundo o Palácio de Buckingham, a honraria equivale ao título de “Sir”, mas como ele é brasileiro, não pôde ser chamado desta forma. Outros jogadores britânicos como Bobby Cahrlton (1994), David Beckham (2003), Harry Kane (2019) e Marcus Rashford (2021), também já receberam a nomeação.
Rainha no Brasil do Rei Pelé
Em 2 de novembro de 1968, a rainha Elizabeth II visitava o Brasil pela primeira e única vez em todo seu reinado.
Na época, a monarca veio acompanhada de seu marido Philip. Ao longo de oito dias, os representantes da Monarquia Britânica visitaram cinco capitais: Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, depois, seguiram para a Argentina.
Durante o período em solo brasileiro, Elizabeth II participou de eventos com o então presidente da república, Artur da Costa e Silva, e visitou monumentos históricos do país.
Em seus últimos dias no Brasil, a rainha e o rei assistiram a um jogo entre as seleções do Rio e de São Paulo, no Maracanã. Ao final da partida, Pelé e Gerson foram agraciados com um troféu “real”.