29/12/2022 17:46:00 - Atualizado em 29/12/2022 18:24:00

'Espero que possamos jogar bola juntos no céu', disse Pelé quando Maradona morreu

Gustavo Garcez/Redação RedeTV!

Rei do Futebol faleceu nesta quinta-feira (29); os dois craques protagonizaram uma das maiores rivalidades da história do esporte

(Foto: Arquivo/AP)

“Um dia, espero que possamos jogar bola juntos no céu”. Essa foi a frase que Pelé usou para se despedir de seu amigo e eterno rival, Diego Armando Maradona, quando o argentino faleceu em novembro de 2020.

Agora em dezembro de 2022, Pelé nos deixa e talvez consiga realizar seu desejo. O Rei do Futebol lutava contra um câncer no cólon desde setembro de 2021 e, recentemente, teve uma piora no quadro de saúde até não resistir e morrer nesta quinta-feira (29).

A rivalidade entre Brasil e Argentina se reflete em Pelé e Maradona nas músicas cantadas pelas duas torcidas. Enquanto os argentinos têm “Brasil decime qué se siente", que faz referência à atuação de Maradona em 1990, quando ajudou a eliminar a seleção brasileira da Copa, nós temos “Mil gols, só Pelé”.

O craque brasileiro encerrou a carreira em 1977 e, nesta época, o craque argentino começava a mostrar que também era diferenciado no Argentino Juniors.

Apesar de nunca terem se enfrentado dentro de campo, os dois se enfrentavam fora dele. Por muitos anos, Pelé criticou as atitudes de Maradona relacionadas aos seus vícios e rebeldias. O argentino, por outro lado, criticava a ligação do Rei do Futebol com os cartolas que controlam o esporte.

Pelé chegou a afirmar que o único recurso de Maradona era sua perna esquerda, além de ser um “mau exemplo” e que seu único gol importante havia sido marcado “com a mão”. Gol que de fato aconteceu nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, quando a Argentina enfrentou a Inglaterra.

Mesmo com as trocas de farpas, o Rei e “Dios” fizeram as pazes e seguiram a vida amigos. Os dois chegaram até a fazer uma “tabelinha”, quando Maradona apresentava um programa na Argentina.

Quando o rival argentino morreu, Pelé escreveu: "Que notícia triste. Eu perdi um grande amigo e o mundo perdeu uma lenda. Ainda há muito a ser dito, mas por agora, que Deus dê força para os familiares. Um dia, eu espero que possamos jogar bola juntos no céu”.

Hoje, quando Pelé se foi, o perfil de Maradona também o homenageou: “Que descanses em paz, Rei. Assim vamos lembrar de você, sempre”.

Antes de retornar ao Boca Juniors, em 1995, Maradona quase vestiu a camisa 10 de Pelé no Santos. Com aval do Rei, o Peixe tentou realizar a transação que animou o craque argentino, mas os altos custos da transferência impossibilitaram a presença do maior jogador da Argentina nos gramados brasileiros.

(Foto: Divulgação/SantosFC - Maradona na Vila Belmiro)

Recomendado para você

Comentários