Conmebol pressiona Fifa para Copa do Mundo de 2030 ser na América do Sul
Gabriel Crepaldi/Redação RedeTV!Uefa também está na briga para que o mundial aconteça em Portugal e Espanha
(Foto: Reprodução/Redes sociais)
A Conmebol está pressionando a Fifa para levar a edição da Copa do Mundo de 2030 para a América do Sul como forma de comemorar o centenário da competição.
"Se o Mundial de 2030 for em outro lugar, vamos perder uma oportunidade histórica de festejar o centenário da Copa Mundo" comunicou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
A escolha da sede da Copa de 2030 acontecerá em 2024, dando à entidade pelo menos mais um ano de campanha. Para que isso aconteça, a Conmebol precisara contra com a maioria dos votos das 211 associações nacionais de futebol.
A maior concorrente da Conmebol é a Uefa, que apresentou oficialmente uma campanha para que a competição aconteça no velho continente. A entidade deseja que o mundial aconteça em Portugal e Espanha e de forma simbólica na Ucrânia.
Mesmo com esse clima de rivalidade entre as entidades, Conmebol e Uefa são parceiras em diversos projetos e geralmente se alinham politicamente em oposição à Fifa. A organização da “Finalíssima”, em Londres, que reuniu o campeão da Copa América (Argentina) e da Eurocopa (Itália) foi um exemplo.
“É um direito legítimo que se apresentem. Mas Espanha e Portugal podem perfeitamente organizar a Copa de 2034, por exemplo. O centenário do Mundial só vai existir uma vez”, disse Domínguez