Saiba como se desenvolve encefalopatia traumática crônica que matou Maguila
O boxeador morreu na tarde de hoje vítima de ETC
(Foto:Reprodução/ Instagram)
Na tarde desta quinta-feira (24), a lenda do boxe brasileiro José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila no cenário esportivo, morreu após 11 anos convivendo com encefalopatia traumática crônica (ETC). Esse diagnóstico é comum entre boxeadores devido aos golpes repetitivos na cabeça, assim como entre atletas de esportes de contato.
A ETC é causada pelo acúmulo de proteínas anormais no cérebro, especialmente a proteína tau, que leva à morte neuronal. O diagnóstico costuma ser feito por meio de análises do tecido cerebral, mas há esforços em andamento para desenvolver métodos de diagnóstico mais precoces e não invasivos, como imagens por ressonância magnética e testes neuropsicológicos.
Vale lembrar que a demência pugilística já afetou alguns lutadores famosos, como o boxeador Muhammad Ali e o lutador de MMA Chuck Liddell, além de atletas de futebol americano.
A melhor forma de prevenir traumas cranianos é através do uso de equipamentos de proteção adequados. Atualmente, o tratamento é sintomático, focado na gestão dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida dos afetados.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar nosso canal de Entretenimento no WhatsApp