TV Fama | Celebridades

Rita Lee, Gloria Maria, Palmirinha: Relembre os famosos que morreram em 2023

Ao longo do ano, diversas personalidades deixaram milhões de fãs em luto 

(Montagem: Reprodução/ Redes Sociais)

Com o final do ano, o sentimento de nostalgia se faz cada vez mais presente, e como recordar é viver, uma coisa é fato: 2023 foi marcado por mortes de personalidades que deixaram muitos fãs ao redor do mundo abalados.

Da música ao cinema, o Portal da Rede TV! reuniu uma lista para homenagear os nomes que nos deixaram ao longo desse ano. Confira abaixo:

Palmirinha

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Palmira Nery da Silva Onofre, carinhosamente conhecida como ‘Palmirinha’, morreu no dia 7 de maio, aos 91 anos, vítima de problemas renais crônicos. A cozinheira e apresentadora, que marcou a história da TV brasileira participando de programas culinários como o ‘Mais Você’, de Ana Maria Braga, conquistou o coração do público com a sua personalidade carismática e talento. Palmirinha estava internada em um Hospital na cidade de São Paulo desde o dia 11 de abril e infelizmente não resistiu. 

Glória Maria

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Outra perda irreparável para o Brasil foi a da jornalista Glória Maria, um ícone da televisão brasileira. Glória morreu no dia 2 de fevereiro, vítima de um câncer no pulmão que tratava desde de 2019. 

A jornalista foi a primeira a entrar ao vivo em cores no ‘Jornal Nacional’, da Rede Globo, além de ter sido pioneira em diversas situações na televisão, tornando-se uma inspiração para uma geração de mulheres negras. Ao longo das suas cinco décadas de carreira, Glória mostrou mais de 100 países em suas reportagens, protagonizou momentos históricos, cobriu guerras e entrevistou celebridades como Michael Jackson e Madonna.

Lolita Rodrigues

(Foto: reprodução/ Redes Sociais)

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, conhecida como Lolita Rodrigues foi uma das pioneiras da televisão no Brasil. Ela esteve presente na inauguração da TV Tupi, que marcou o começo do sistema televisivo no país. 

A atriz morreu no dia 5 de novembro, aos 94 anos, vítima de uma pneumonia. Lolita já estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, e infelizmente não resistiu a doença. 

Aracy Balabanian

(Foto: Divulgação/ Rede Globo)

Outra triste perda no mundo da televisão foi a de Aracy Balabanian, a eterna “Dona Armênia” de Rainha Sucata e a cômica “Cassandra” de Sai de Baixo. Aracy, morreu no dia 7 de agosto, aos 83 anos, vítima de um câncer no pulmão. Ela já estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, e lutava contra a doença. Sua morte comoveu toda a classe artística.

Elizangela do Amaral

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Também no mundo das telinhas, tivemos a perda da atriz Elizangela do Amaral Vergueiro, que morreu no dia 3 de novembro, aos 68 anos. Elizangela sofria de graves problemas respiratórios. A atriz chegou a dar entrada em um hospital com uma parada cardiorrespiratória, mas infelizmente não resistiu. Famosa pelas novelas da TV Globo, a artista coleciona uma carreira de sucesso com mais de 30 novelas, incluindo a sua primeira trama na emissora, ”O Cafona", de 1971. 

Rita Lee

(Foto: reprodução/ Instagram)

Neste ano, também tivemos perdas gigantescas no cenário musica. Rita Lee Jones de Carvalho, uma das maiores cantoras e compositoras da música brasileira, morreu no dia 8 de maio, aos 75 anos, vítima de um câncer de pulmão. A artista vinha fazendo tratamentos contra a doença, mas infelizmente não resistiu. Com uma personalidade irreverente e uma vasta criatividade musical, Rita se tornou uma das maiores artistas brasileiras. Ela foi defensora dos direitos das mulheres e sempre fez questão de trazer suas fortes opiniões à tona. A cantora começou a sua carreira no grupo ‘Os Mutantes’, nos anos de 1960 e 1970, onde tornou-se nacionalmente conhecida.

MC Marcinho

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

O cantor Marcio André Nepomuceno Garcia, popularmente conhecido como MC Marcinho morreu no dia 26 de agosto, aos 45 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Carinhosamente apelidado de “Príncipe do Funk”,  Marcinho foi um dos criadores do funk melody, ritmo de funk dançante e popular. O cantor é autor de sucessos como ‘Glamourosa’, ‘Garota nota 100’ e ’Porque te amo’, músicas que marcaram e embalaram as festas por todo o Brasil nos anos 90.

Tina Turner

(Foto: Reprodução/ Instagram)

A cantora americana Anna Mae Bullock, com o nome artístico de Tina Turner, conhecida como a rainha do rock n' roll, morreu no dia 24 de maio, aos 83 anos. A causa da morte dela não foi revelada, mas segundo o assessor da cantora, Bernard Doherty, Tina morreu "após uma longa doença" em sua casa na Suíça. Ela ficou conhecida por sucessos como ‘What’s Love Got to Do with It’ e ‘(Simply) The Best’.

Walewska Oliveira

(Foto: reprodução/ Instagram)

Uma perda no mundo esportivo que pegou todos de surpresa foi a da ex-jogadora de vôlei, Walewska Oliveira. A campeã olímpica morreu no dia 21 de setembro, aos 43 anos, após cair do 17º andar de um prédio em São Paulo. A causa da morte da atleta foi revelada através de um boletim de ocorrência realizado pela polícia durante a perícia. O documento não descarta a hipótese de suicídio. 

Vale lembrar que a ex-jogadora de vôlei alcançou uma carreira premiada, incluindo um ouro olímpico nos jogos de Pequim, em 2008, e um bronze em Sidney, na Austrália.

Matthew Perry

(Foto: reprodução/ Instagram)

Outra perda que deixou fãs ao redor do mundo devastados foi a do ator americano Matthew Perry, que morreu no dia 28 de outubro, aos 54 anos. A causa da morte do artista foi "efeitos agudos da cetamina", segundo informou o site "TMZ". Com a morte de Matthew a hipótese inicial era que ele se afogou em uma jacuzzi devido a um mal súbito. O artista ficou conhecido por interpretar o alegre e cômico personagem “Chandler” no seriado ‘Friends’, conquistando uma legião de fãs no mundo inteiro.

Michael Gambon

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

O ator Michael Gambon, conhecido por interpretar Alvo Dumbledore na saga "Harry Potter", morreu no dia 28 de setembro, aos 82 anos. Segundo a agência de notícias ‘PA Media’, o ator morreu "pacificamente no hospital". Michael começou a atuar em teatros em meados dos anos 1960 e mais tarde estreou na TV e no cinema.

Veja também!

- Gloria Perez relembra 31 anos sem a filha

- Roberta Miranda critica Neymar por cruzeiro

- Filha do cantor Leonardo sofre complicações depois de procedimento estético

Confira o nosso canal 'TV Fama' no Youtube: