Após falas capacitistas, influencers PCDs pedem orientação aos brothers
O pedido feito em entrevista à revista “Quem”, veio após a fala do participante Maycon
(Foto: Reprodução/Globoplay)
Com a participação de Vinicius Rodrigues no BB24, os influenciadores Bianca Sessa, Ivan Baron e Mariana Torquato pediram que o programa oriente os participantes sobre capacitismo. Ao precisar trocar a prótese durante um desafio, Vinicius ouviu comentários discriminatórios sobre o fato de não ter parte da perna esquerda.
Durante a troca na prova, o atleta paralímpico ouviu: "Vamos botar um apelido no cotinho". A fala veio do participante Maycon. O participante PCD é o segundo a participar do reality show.
Em entrevista à revista “Quem”, os influenciadores discutiram a importância do atleta estar no programa e pediram para que intervenções em falas assim ocorram. “Ter a presença de uma pessoa ali, fazendo suas coisas, simplesmente, vivendo, faz com que a gente naturalize a presença da deficiência”, diz Mariana Torquato, criadora de conteúdo no Youtube sobre deficiência.
Ivan Baron, ativista anticapacitista, reforçou que a rede nacional poderia conduzir melhor. “Acredito que aí é que entra a utilidade pública do programa em conduzir da melhor maneira com o discurso sobre deficiência e inclusão", pontua.
Sobre as falas de Maycon, Bianca Sessa, ex-participante do Casamento às Cegas Brasil afirma: "É bom deixar claro que as falas do Maycon não são piadas, são falas capacitistas. A gente não pode levar o capacitismo como uma brincadeira, uma piadinha, descontração, porque, claramente, não é”.
Mariana não deixou de lembrar que capacitismo é crime garantido pelo artigo 88º da Lei de nº 13.146/2015. “Eu acho que sim, seria o certo, o programa e a produção sempre se manifestarem quando o Vinicius sofrer algum tipo de capacitismo”, completa.
Veja também!
- Taís Araújo é internada e passa por procedimento em São Paulo
- Thiago Nigro fala sobre volta de Maíra Cardi para as redes sociais
- Daiana de Paula confirma término com Caio Castro
Confira o nosso canal 'TV Fama' no Youtube: