RedeTVi - Notícias | Tecnologia

Sistema 'Black Mirror' pode impedir chineses de viajar de avião

(Foto:Reprodução/Netflix)

O governo chinês vem implementando no país um sistema de “pontuação de cidadão” no qual as pessoas têm suas ações são avaliadas pelo Estado. Usuários com poucos pontos tem direitos negados. Já quem alcança um número considerado alto recebe regalias.

Agora, o programa parece estar alcançando um outro nível. Quem tiver uma pontuação baixa poderá ter seu direito de ir e vir bloqueado, ficando impedido de embarcar em trens ou aviões. O governo anunciou que a norma deve passar a valer a partir de maio.

A nota será será pública, e determinada através de uma compilação de dados sobre o usuário, desde compras e empréstimos, até o tempo em que os cidadãos passam conectados na internet. Para distribuir os pontos, o país já coleta informações do WeChat, uma espécie de WhatsApp chinês.

O diretor de uma das empresas de tecnologia que fornecem o serviço para o governo chegou a exemplificar, em entrevista à revista Wired, como o sistema funciona. “Alguém que joga videogame dez horas por dia, por exemplo, seria considerado alguém preguiçoso. Alguém que compra fraldas, provavelmente tem filhos, e é considerado alguém mais responsável”, disse Li Wingyun

A estimativa é de que 8 milhões de usuários já aderiram ao programa que deve ser implementado para todos os chineses até 2020.

Veja mais:

China comemora início do ano do cachorro no calendário lunar