Rússia bloqueia acesso ao Facebook no país
De acordo com o país, a plataforma está violando o direito de liberdade da informação
(Foto: Pixabay)
Nesta sexta-feira (4), o regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, informou que o Facebook foi bloqueado no país, por restrições de acesso à mídia russa.
A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters, e o órgão russo afirmou que 26 casos de discriminação pela rede social da Meta contra a mídia russa foram registrados, desde outubro de 2020.
Para Roskomnadzor, a plataforma viola os princípios de liberdade da informação e o acesso dos usuários russos, as mídias do país. O canal de notícias Russia Today (RT) e a agência de notícias RIA, estão entre os veículos que tiveram o acesso restrito.
De acordo com a Meta, com essa medida a Rússia está impedindo seus cidadãos de terem acesso a informações. "Em breve, milhões de russos comuns se verão isolados de informações confiáveis, privados de suas formas cotidianas de se conectar com familiares e amigos e silenciados de falar”, disse Nick Clegg, chefe da Meta para assuntos globais.
Desde quinta-feira (3), os usuários de internet russos passaram a ter dificuldade em acessar o Facebook. A plataforma impediu a monetização de alguns veículos de comunicação da Rússia e proibiu veiculação de anúncios da mídia estatal.
Veja também!
>>> Incêndio atinge maior usina nuclear da Europa após ataque russo
>>> Brasil concederá visto temporário a ucranianos
>>> Rússia X Ucrânia: Bolsonaro e Boris Johnson concordam em pedir cessar-fogo
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube