Instagram e Facebook colocam ponto final na checagem de fatos para adotar 'notas de comunidade'
Nova ferramenta é semelhante à já implementada no X (antigo Twitter)
(Foto: Bloomberg Originals/YouTube/Reprodução)
A Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e Threads, anunciou nesta terça-feira (07) que substituirá o programa de checagem de fatos por um sistema de "notas da comunidade", semelhante ao que já funciona no X (antigo Twitter).
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que essa mudança permitirá que as plataformas retornem às suas origens, priorizando a liberdade de expressão. "Estamos substituindo os checadores de fatos por Notas da Comunidade, simplificando nossas políticas e focando em reduzir erros", declarou Zuckerberg.
Joel Kaplan, diretor de assuntos globais da Meta, explicou que, à medida que a capacidade de verificação de fatos da empresa cresceu, também surgiram "muitos erros", o que gerou frustração entre os usuários. "Muita coisa inofensiva está sendo censurada, muitas pessoas acabam sendo bloqueadas injustamente, e frequentemente somos muito lentos em responder quando isso acontece", disse Kaplan.
O novo sistema permitirá que os próprios usuários adicionem notas ou correções às publicações, fornecendo contexto adicional. A mudança será implementada inicialmente nos Estados Unidos, com planos de expansão para outros países posteriormente.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp