Vírus H5N1 sofre mutações e preocupa o Canadá após jovem ser infectado
O caso acende um alerta, mas especialistas descartam risco de pandemia
(Foto: Reprodução/Freepik)
O governo do Canadá revelou que o vírus H5N1, conhecido como gripe aviária, responsável pela internação de um adolescente no país, já passou por uma série de mutações que estão lhe ajudando a se adaptar melhor ao organismo humano.
O caso do jovem, o primeiro registrado no país, foi divulgado em 13 de novembro, quando o menino foi hospitalizado em estado grave.
O vírus analisado apresenta duas possíveis adaptações que podem aumentar sua capacidade de infectar células humanas.
"Isso preocupa a comunidade científica e sugere que o vírus está evoluindo em pontos críticos. Não havíamos visto adaptações desse tipo em vírus H5 antes", afirmou o virologista Jesse Bloom, especialista em gripe aviária do Fred Hutchinson Cancer Center, nos Estados Unidos, em entrevista à revista Nature.
O adolescente continua em estado crítico, e os dados de sequenciamento indicam que ele foi infectado por uma mistura de vírus da mesma linhagem do H5N1 que atualmente afeta aves domésticas e aquáticas na região.
Apesar da preocupação, Bloom destaca que não há risco de uma pandemia de gripe aviária no momento. "Foram testadas 30 pessoas próximas ao paciente e não há indícios de que ele tenha transmitido o vírus", explicou.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp