Vacina contra Zika está sendo desenvolvida pelo Butantan
A infecção pode causar microcefalia nos bebês
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Está sendo desenvolvida uma vacina contra Zika vírus para gestantes no Instituto Butantan. O vírus pode causar microcefalia nos bebês, quando a mãe é infectada ainda na gestação.
A tecnologia usada no imunizante é a criação pelo vírus inativado. Essa forma está sendo utilizada porque, segundo estudos, é o meio de formulação mais seguro para se aplicar em grávidas.
Os pesquisadores estão se dedicando à vacina desde 2015, ano marcado por uma epidemia do vírus. Entre 2015 e 2022, o país registrou quase 1.900 casos dessa malformação congênita, segundo o Ministério da Saúde.
Agora, a próxima etapa da pesquisa está prevista para agosto de 2024, nela ocorre a verificação da tolerância e possíveis reações adversas.
A microcefalia é uma condição em que a cabeça da criança fica maior que o esperado. Esse fenômeno faz com que bebê precise de acompanhamento médico ao longo de sua vida. Em quadros graves, a expectativa de vida varia entre meses até 10 anos.
As crianças com microcefalia podem apresentar dificuldades para comer, convulsões, atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual, perda auditiva e problemas na visão.
Veja também!
- Governo Lula tem 51% de aprovação, aponta Ipec
- Lula fez os melhores governos da história do Brasil, afirma Jean Wyllys
- PIX automático passará a ser obrigatório em outubro de 2024
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: