RedeTVi - Notícias | Saúde

Pausa de Wesley Safadão serve de alerta! Saiba quando é preciso ajuda

Afastamento do cantor dos palcos cria um alerta sobre o esgotamento mental

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

No último domingo (3), o cantor Wesley Safadão pegou os fãs de surpresa ao anunciar uma pausa na carreira devido crises de ansiedade. “O artista apresentou problemas de saúde e terá que se afastar dos palcos por orientação médica”, diz nota divulgada pela assessoria do cantor. 

Aos 34 anos, Safadão possui duas décadas de carreira e coleciona sucessos, no entanto, seu afastamento dos palcos cria um alerta sobre a saúde mental. 

Segundo o psiquiatra e especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Wimer Bottura, o esgotamento mental apresenta sinais, no entanto, não existe um padrão. “Existem vários comportamentos que se assemelham, mas nem todo mundo apresenta os mesmo comportamentos. Depende muito da estrutura física da pessoa, de seu passado, das circunstâncias que está vivendo, mas o grande sinal está no abandono dos desejos das coisas que gostava, que passa a ser desinteressante facilmente”, esclarece. 

A psicóloga e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gabriela Luxo, revela que o esgotamento é causado por cobranças internas. “As pessoas tem a sensação que precisam dar conta de tudo, elas se cobram bastante para querer carregar tudo. Isso acaba trazendo essa sobrecarga”. A doutora aconselha que para evitar chegar a essa exaustão é necessário entender que pode delegar funções e postergar algumas entregas. “Diminuir essa necessidade de ter um controle, para conseguir ficar bem e abrir mão de algumas coisas, pois não conseguimos dar conta de tudo o tempo todo”, completou.

Os especialistas esclarecem que o esgotamento afeta todas as áreas da vida, como trabalho, relacionamentos e amizades. Por ter alguns sintomas semelhantes, eles aconselham a busca por ajuda médica e psicológica para um diagnóstico preciso, mas Gabriela destaca a principal diferença entre Burnout e exaustão. “Burnout está totalmente voltado para contexto de trabalho, tem origem em um ambiente de trabalho mal gerenciado e que vai ficando nocivo para quem trabalha. Já a exaustão está próximo ao conceito de estresse”, comenta a psicóloga.

O caso de Safadão não é isolado, outros artistas como Lucas Lucco e Fiuk já relataram sofrer de ansiedade, Wimer associa o excesso de admiração do público com quadro de famosos. “A pessoa passa a ser admirada demais e passa a ter medo de decepcionar a expectativa do outro, porque o público confunde o personagem com a pessoa e se o artista não conseguir separar isso, corre risco de esgotamento e depressão”. 

Gabriela Luxo lista alguns hábitos que incorporados a rotina podem auxiliar a amenizar os sintomas de esgotamento: 

Cuidar da alimentação - manter uma dieta equilibrada e saudável;

Atividade física - incluir atividades físicas na rotina; 

Higiene do sono - ter horários para dormir e acordar; 

Rotina estável - manter hábitos estáveis no cotidiano; 

Tempo para lazer - é reservar momento de descanso e de práticas prazerosas na rotina.

 

Veja também!

Câmara aprova urgência para limite do juros do cartão de crédito

MP junto ao TCU pede devolução de presentes recebidos por Bolsonaro

Mulher de Kayky Brito fala sobre recuperação do ator: "Um dia de cada vez"

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: