Congelamento de óvulos: entenda o procedimento feito por Grazi Massafera e outras famosas
Muitas mulheres recorrem ao procedimento devido a possibilidade de uma gravidez tardia
Recentemente, a atriz Grazi Massafera revelou que congelou seus óvulos, pois no momento não prioriza ter um outro filho. Aos 41 anos, a artista já é mãe de Sofia de 11 anos, fruto do seu antigo relacionamento com o ator Cauã Reymond.
“Meus óvulos estão congelados, mas não é uma coisa que eu... hoje em dia eu acho que eu priorizo uma relação, filha eu já tenho. Se for uma relação legal, que for para ser, vai ser”, declarou Grazi em entrevista ao Wowcast.
O congelamento de óvulos é uma solução buscada por muitas mulheres inclusive outras famosas, como Paolla Oliveira, Nicole Bahls e Paula Fernandes.
O procedimento é indicado para mulheres que querem ser mães, no entanto, ainda não encontraram o parceiro ideal ou estão priorizando outros âmbitos da vida, como o trabalho. O congelamento também é indicado para quem faz tratamentos oncológicos. Neste caso, os planos de saúde são obrigados a arcar com os custos, em casos onde o tratamento comprometa sua fertilidade.
Para entender mais sobre o assunto, conversamos com Geraldo Caldeira, ginecologista e obstetra membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH).
Como é feito o congelamento de óvulos?
O médico explica que o procedimento inicia com o uso de medicações hormonais injetáveis e orais para estimular os ovários e induzir a ovulação. O tratamento dura em média dez dias com injeção subcutânea, fazendo ultrassom a cada três dias.
No dia da coleta dos óvulos, a paciente é sedada e o procedimento feito de forma transvaginal, sem corte. Após a coleta, os óvulos são examinada, se estiverem em bom estado são congelados. Esses óvulos podem ficar armazenados por mais de dez anos. O procedimento não tem contraindicações e pode ser feito por todas as mulheres.
Qual o custo em média do tratamento?
O especialista destaca que o custo do congelamento varia de acordo com a clínica, a equipe e a quantidade de medicação necessária. Em média, o tratamento custa R$ 28 mil. O valor é relativo aos medicação, equipe médica, laboratório e coleta dos óvulos. Após o congelamento, por ano, é pago mil reais para manter os óvulos congelados.
Há uma garantia?
Geraldo explica que não há 100% de garantia. “É uma chance no futuro ", diz ele. O ginecologista ainda afirma que a partir dos 40 anos a paciente tem de 30% a 40% de chances de engravidar, porque há menos chance e menos qualidade. Quando se congela os óvulos com 32 anos, ao chegar nos 40 as chances de engravidar dobram mas não chegam aos 100%.
O especialista deixa uma dica para quem pretende congelar os óvulos. “Se você não pensa em engravidar no momento, por motivos de carreira ou falta do parceiro ideal, congele os óvulos. Sua chance de engravidar é o dobro de quem não congela.’’
Veja também!
- Julgamento dos réus pelos atos golpistas é histórico, diz Kakay
- STF condena a 17 anos de prisão terceiro réu por atos golpistas
- STF condena a 14 anos de prisão segundo réu pelo 8 de janeiro
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: