Brasil registra primeiros casos de Gripe Aviária, alerta Mapa
Ministério da Agricultura e Pecuária declara estado de alerta de emergência para H5N1
(Foto: Pixabay)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou nesta segunda-feira (15) dois casos de gripe aviária no litoral do Espírito Santo. São os primeiros casos de aves contaminadas pelo vírus da influenza aviária, H5N1, no Brasil.
Em nota, o Mapa divulgou que as investigações começaram na última quarta-feira (10) após uma notificação do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica, no Espírito Santo, indicando suspeita de contaminação. Duas aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando) foram resgatadas e testadas, positivando para gripe aviária.
Apesar disso, o órgão ainda assegurou que a infecção não afeta a condição do Brasil como país livre da doença. “Cabe destacar que a notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e os demais países membros da OMSA não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, informou o ministério.
Em seu Twitter, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Favaro, reforçou o alerta das autoridades para evitar contato e chamar o serviço veterinário, em caso de contato com aves doentes. Ele também declarou estado de alerta de emergência em decorrência dos casos.
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, podendo ser transmitida a humanos através do contato direto com aves infectadas.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, “atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais”.
Veja também!
>>> Lula diz que base de apoio no Congresso será testada a cada votação
>>> Brasil tem 16 milhões de vacinados com dose bivalente contra covid-19
>>> PL das Fake News: diretores do Google e do Telegram serão investigados
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: