Após o transplante de coração de Faustão, número de doadores aumentou em 128%.
O assunto reacendeu a importância da doação de órgãos
Dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil, o assunto ganhou mais destaque após o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, passar por um transplante de coração, em agosto, devido quadro de insuficiência cardíaca.
Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), com a notoriedade do caso de Faustão, o número de pessoas que foram até os cartórios fazer o cadastro para se tornarem doadoras de órgãos aumentou em 128%. Só em setembro o Cartório de Notas de São Paulo relatou que mais de 80 Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) foram registradas, o que eleva a média dos últimos três anos, que era de apenas 35 DAVs por mês.
O aumento vem desde o início do ano, onde o país registrou 1,9 mil doadores efetivos de órgãos, sendo 16% superior ao contabilizado no mesmo período de 2022 e o maior dos últimos 10 anos.
Pensando nessa causa, João Guilherme Silva, filho do apresentador Fausto Silva, está participando da mobilização que visa a mudança na legislação brasileira sobre a doação de órgãos.
Nesta quarta-feira (27), ao lado de outros parlamentares, o deputado Maurício Carvalho (União-RO) apresentou a proposta que institui a doação presumida de órgãos. Com a aprovação do projeto, ficaria instituído que todos são doadores, salvo manifestação contrária, onde a pessoa precisará registrar a manifestação em um documento público de identidade.
Atualmente, a legislação prevê que a decisão da pessoa de doar os órgãos, faz parte da palavra final da família, mesmo que contrarie a decisão do falecido.
Os órgãos que podem ser doados são: coração, rins, pâncreas, fígado, pulmões e tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). Entre os citados, o mais doado é o rim, seguido de fígado e coração.
Veja também!
- TSE exclui Forças Armadas do grupo de fiscalização das eleições
- General Augusto Heleno minimiza delação de Mauro Cid
- Bolsonaro vira réu por incitação ao crime de estupro
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: