RedeTVi - Notícias | Política

Trump discursa horas antes de vencer eleições nos EUA: "Será a era de ouro da América"

Republicano teve a vitória confirmada com a soma de 277 delegados do Colégio Eleitoral. Kamala Harris não discursou aos seus eleitores

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Donald Trump discursou horas antes de ser declarado vencedor das eleições dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6), às 4h30 (Horário de Brasília), em um resort de luxo em Palm Beach, na Flórida.

No momento da declaração, o republicano somava 267 dos 270 delegados do Colégio Eleitoral necessários para ser decretada a vitória, segundo projeções da agência AP. A confirmação da conquista ocorreu às 7h35 (Horário de Brasília), com o total de 277 delegados.  

"Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América", declarou o presidente eleito dos EUA. 

Estados-Pêndulo

Na política, o termo "estado-pêndulo" descreve regiões onde existe variação de posições ideológicas e políticas. Na prática, estados que não possuem um partido definido. Nos EUA são sete estados nesta eleição: Georgia, Arizona, Pensilvânia, Wisconsin, Michigan, Carolina do Norte e Nevada.

Trump obteve vitória em quatro deles. Nevada, Arizona e Michigan são os estados que ainda não foram totalmente contabilizados, mas também apontam uma previsão de vitória do republicano.

Trump declarou que essa vitória lhe trouxe um sentimento de “amor maravilhoso” e prometeu não decepcionar a população. Ele também comentou sobre as votações expressivas nos estados-pêndulo e a retomada do partido republicano no controle do Senado após quatro anos. 

"Nós vamos começar a colocar a América em primeiro lugar. Juntos, podemos fazer com que a América seja grande novamente. Eu não vou decepcioná-los.", declarou o republicano.

Senadores e Deputados

Além de assumir a Casa Branca, o partido Republicano também entrou em peso no Senado e voltou a ser maioria, após a troca de parte das cadeiras com a eleição de 34 senadores. Diferentemente dos últimos quatro anos, quando o senado era composto por 51 democratas e 49 republicanos. 

Em seu discurso, o presidente eleito dos EUA não comentou sobre a adversária Kamala Harris, que não fez nenhuma declaração aos seus eleitores, até o fechamento deste conteúdo.

Os republicanos também caminham para serem maioria à frente da Câmara, com as urnas ainda sendo apuradas e faltando 57 candidatos, 197 deputados já foram eleitos, contra 179 democratas. O partido que alcançar 218 deputados terá maioria na Casa Branca.   

“América segura”

Donald Trump prometeu fazer uma reformulação e arrumar tudo que não está de acordo, do ponto de vista dele, nos EUA. "E, agora, vamos chegar a um novo nível de importância, porque vamos ajudar nosso país a se curar. Nosso país precisa de ajuda urgente”, disse.

O republicano afirmou ainda que iniciará essa mudança pelas fronteiras e pela segurança nacional. Ele afirmou que não impedirá a ida das pessoas ao país e, sim, que elas devem entrar de forma legal no território norte-americano.

Nos últimos meses, Trump relatou um aumento da criminalidade no território americano e, segundo ele, isso se deve a imigração ilegal. Em seu discurso realizado na manhã desta quarta-feira (6), acusou países da América Central e do Sul de enviarem “criminosos aos EUA” e prometeu que fará o maior número de deportações na história do país.

Trump prometeu também que não desistirá até entregar “a América segura e próspera que merecemos".

"Promessas feitas serão cumpridas"

Visando a economia, Trump prometeu que os Estados Unidos dará a volta por cima, reduzindo o déficit do governo e cortando os impostos. 

O republicano recebeu diversos votos de todos os segmentos da sociedade norte-americana que normalmente costumam votar nos democratas, como os afro-americanos, hispânicos e árabes. No entanto, ele aproveitou para fazer um aceno à união. 

"Jovens, velhos, urbanos, rurais. Todos nos ajudaram hoje. Eu peço a cada cidadão em todo o país que se junte a mim na minha jornada. É hora de unir nosso país. O sucesso vai nos unir.", afirmou. 

Donald Trump revelou que usará a frase "Promessas feitas serão cumpridas" como slogan e legado durante o seu mandato. 

O republicano relembrou de quando ocorreram as tentativas de assassinato e disse que Deus salvou sua vida por um único propósito: "Deus salvou minha vida por uma razão; para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza. Vamos seguir essa missão juntos. Essa tarefa não será fácil, mas trarei toda a minha energia e minha alma para conseguir.", relatou.

Elon Musk e J.D. Vance

Trump revelou que o vice na chapa, J.D. Vance, e o bilionário Elon Musk foram essenciais na campanha do republicano e fez um agradecimento especial aos dois. 

 "Eu sabia que ele era muito bom, e juntos vamos fazer esse país dar a volta por cima" e "supergênio", afirmou Trump referente ao Vance e Musk, respectivamente. 

Vance subiu no palco e agradeceu a Trump pela oportunidade. "Sob a liderança do presidente Trump, vamos lutar pelos seus sonhos, por seus filhos. Vamos fazer a maior virada econômica dos Estados Unidos", disse.

Donald Trump governou os Estados Unidos entre 2017 e 2021 e será o 47° presidente do país em 2025. O republicano foi o segundo da história a ter dois mandatos não consecutivos. O primeiro foi Grover Cleveland, fez seu primeiro governo entre 1885 e1889 e o segundo mandato de 1893 a1897.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!