RedeTVi - Notícias | Política

"Só não quer o PL das Fake News quem quer cometer crime", diz Janones

Deputado federal crê na inelegibilidade e prisão de Bolsonaro 

(Foto: RedeTV!)

Em entrevista ao “É Notícia”, o deputado federal André Janones (Avante-MG) defendeu a regulamentação das redes sociais por meio do Projeto de Lei 2640, conhecido como PL das Fake News. Segundo ele, de tão óbvia, não deveria haver discussão a respeito. 

“O PL é algo absolutamente necessário e precisa ser aprovado. (…) Você é responsável por aquilo que você permite ser divulgado através da sua plataforma”, defendeu o parlamentar. O PL 2640 está parado na Câmara devido ao lobby das empresas de tecnologia contra a proposta.

Janones afirmou que só é contrário ao PL quem quer usar as redes sociais de forma irresponsável: “Só não quer o PL das Fake News quem quer cometer crime”. 

Em 2022, o político foi candidato a presidente pelo Avante, mas retirou a sua postulação para apoiar o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, ele virou coordenador digital da campanha de Lula.

Ao mencionar a comunicação do governo Lula, Janones a classificou como ultrapassada. “Vejo excesso de apego ao formato de comunicação institucional. Ela é necessária em alguns momentos. (…) O mundo vai se movendo e você tem que se mover junto!”

O parlamentar destacou que as narrativas usadas pela extrema direita buscam desacreditar medidas tomadas pelo governo petista. Para Janones, a gestão atual fez mais do que os quatro anos de governo bolsonarista. No entanto, observou: “Na guerra das narrativas, a gente está perdendo. E perdendo de lavada”.

O julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual Jair Bolsonaro pode se tornar inelegível, também foi tema da entrevista de Kennedy Alencar, que questionou se Janones acredita em uma possível prisão do ex-presidente. “Eu creio na inelegibilidade de Bolsonaro. Eu creio na condenação criminal e na sua prisão e que ele vai ser responsabilizado na comunidade internacional”, disse o entrevistado. 

No entanto, o deputado alertou para um possível fortalecimento da extrema direita com as possíveis punições sofridas pelo ex-presidente. “Bolsonaro é melhor como cabo eleitoral do que como candidato”, avaliou, ao citar possíveis nomes que poderão ser candidatos em 2026 pelo campo político bolsonarista. 

Janones defendeu que Lula seja candidato à reeleição, mas criticou a falta de boa comunicação do campo progressista. “Eu acho que ele tem que ser [candidato à reeleição] e será. É o único nome preparado para fazer esse enfrentamento (…) Com essa comunicação, vai ser sofrido em 2026.”

Janones afirmou serem verdadeiras as críticas que setores da esquerda fazem aos meios usados por ele para combater o “gabinete do ódio”. “Eu não quero descer o nível, mas é necessário!”, disse.

O programa vai ao ar hoje às 23h45. No domingo, haverá reprise às 22h15.

Veja também:

>>> Dólar tem forte alta e encosta em R$ 4,85 com pessimismo externo

>>> Enfermeiros protestam na Esplanada por pagamento do piso salarial

>>> Representatividade na política: candidatos trans aumentaram 49% em 2022

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: