RedeTVi - Notícias | Política

Quarentena irá se estender até 31 de maio no estado de São Paulo

Decisão foi anunciada pelo governador João Doria em coletiva

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Para conter o avanço do coronavírus (Covid-19), o estado de São Paulo vai estender a quarentena até o dia 31 de maio (domingo). A decisão foi anunciada pelo o governador do estado, João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8).

"Daqui a dois dias será o Dia das Mães. É o dia da celebração da família, do beijo, do abraço, do caminho. Neste ano, será diferente. Será um dia de solidariedade, de oração pela vida, pelos brasileiros. Palavras refletem sentimentos, e o sentimento agora é o da proteção. Mães são sempre as maiores protetoras e proteção. Esse é o sentimento que fui buscar nas lembranças da minha mãe, que perdi quando tinha 14 anos de idade. Como governador de São Paulo, gostaria de dar uma notícia diferente, mas o cenário é desolador. Teremos que prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio", disse Doria.

"Autorizar relaxamento agora seria colocar risco milhares de vidas, o sistema de saúde e, por óbvio, a recuperação econômica. Quero reafirmar aqui, em nome de todos os secretários, retomaremos sim, tão logo possível, na hora certa, no momento adequado. Esse momento, o mais triste da história do nosso país, vai passar. Vai passar se todo mundo ajudar", completou o governador.

Segundo Doria, com a quarentena 51 vidas são salvas a cada dia no estado e, até o dia 21 de maio, mais de 3,2 mil vidas serão salvas com a manutenção do isolamento. É a terceira vez que o governador estende a quarentena, que teve início no dia 24 de março e estava prevista para ser encerrada no domingo (10). Durante a quarentena, somente serviços considerados essenciais como logística, segurança, abastecimento e saúde podem funcionar.

De acordo com dados do governo estadual, o registro de novos casos tem aumentado quatro vezes mais em cidades do interior e do litoral em comparação com a Grande São Paulo, que é epicentro da epidemia no estado. Em abril, o número de infectados por coronavírus subiu 3.302% no interior – alta de 129 para 4.300, até o fim do mês.

Na quinta-feira (7), Covas anunciou o decreto do novo rodízio de veículos, que restringe a circulação de carros em toda cidade a partir do dia 11 por meio de regras mais rígidas. O objetivo é reduzir pela metade o fluxo e aglomeração nas ruas com a divisão de placas por finais pares e ímpares, que circularão em dias intercalados. Saiba quem está isento da medida.

'Plano São Paulo'

Doria deu mais detalhes sobre o plano de reabertura gradual da economia, projeto batizado de Plano São Paulo, que flexibiliza a quarentena em todo o estado a partir da [colocar data]. As regras tiveram como inspiração medidas estabelecidas em países como Estados Unidos, Alemanha e Dinamarca.

Entre as medidas de retomada das atividades, estão a reabertura de parques da cidade. As medidas restritivas incluem permissão para atividades físicas de forma individual ou em grupos de pessoas que vivem na mesma casa. A utilização de bancos será proibido e o uso de máscaras será obrigatório.

Salões de beleza e barbearias também serão reabertos, mas com quadro reduzido de funcionários e uso obrigatório de mecanismo de limpar sapatos com hipoclorito de sódio antes de entrar no estabelecimento. Nas academias de ginástica, será restringida a entrada de um cliente para cada 4m². 

A reabertura de salas de cinema ocorrerá limitação de assentos a partir da técnica “tabuleiro de xadrez” (alternando poltrona ocupada com poltrona vazia), além de um sistema de escaneamento de ingressos para evitar o contato com funcionários. A venda de bebidas e alimentos será somente com pacotes fechados.

O plano de retomada da atividade econômica estadual está sendo gerido pela equipe econômica de Doria e chefiado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Veja também!

>>> São Paulo terá rodízio de carros 24 horas e restrição por placa par e ímpar a partir de segunda-feira (11)

>>> Mães menores de idade e pais solteiros receberão auxílio emergencial

>>> França inicia reabertura em 11 de maio e divide país em dois

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube