RedeTVi - Notícias | Política

Pezão participou de esquema de propina no TCE-RJ, afirma delator


(Foto: Agência Brasil)

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), tinha conhecimento e participou de reuniões para debater um esquema de propina com conselheiros do TCE-RJ, segundo delação premiada de Jonas Lopes, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio, em conteúdo divulgado na sexta-feira (31) pela "Globo News".

De acordo com Jonas Lopes, dois encontros aconteceram para discutir a arrecadação do dinheiro: o primeiro, em 2013, na casa do próprio Pezão, quando ele ainda era vice de Cabral, e o segundo, em 2015, no Palácio Guanabara, já com Pezão à frente do governo estadual.

Motivada pela delação de Jonas Lopes, a Polícia Federal prendeu na última quarta-feira (29) cinco dos sete conselheiros do TCE-RJ, na Operação Quinto do Ouro: Domingos Inácio Brazão, Marco Antônio de Alencar, José Nolasco, José Gomes Graciosa e Aloysio Neves Guedes, atual presidente do Tribunal de Contas.

Na última quinta-feira (30), o TRE-RJ rejeitou recurso e manteve a cassação da chapa de Pezão e do vice, Francisco Dornelles, por conta de abuso de poder político e econômico, visto que a Justiça considerou que o Estado do Rio ofereceu benefícios financeiros a empresas em troca de doações de campanha. Ainda cabe recurso no TSE para que a cassação seja confirmada oficialmente.