RedeTVi - Notícias | Política

Moro determina envio da Força Nacional para apoiar Funai em terra indígena do Amazonas

Medida prevê apoio para Vale do Javari. Determinação tem prazo de 180 dias e pode ser prorrogada


Foto do Vale do Javari de abril de 2011, em sobrevoo de monitoramento da Funai — (Foto: Divulgação/Fundação Nacional do Índio [Funai])

O ministro da Justiça, Sergio Moro, determinou que a Força Nacional seja enviada à terra indígena Vale do Javari, no Amazonas, onde uma base da Fundação Nacional do Índio (Funai) tem sido alvo de ataques.

De acordo com portaria, publicada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União, a medida se dá “em apoio” à Funai e “serve para garantir a integridade física e moral dos povos indígenas e dos servidores da Funai”. A determinação vale oficialmente a partir desta sexta-feira (6) e tem validade de 180 dias, até 2 de junho de 2020.

O prazo poderá ser prorrogado se necessário for e houver solicitação. De acordo com a publicação, os militares atuarão em caráter episódico e planejado e a Funai deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional.

A portaria inclui a área da Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari, da Funai, incluindo a base de vigilância de Ituí, principal posto da fundação para proteção de índios isolados do país.

Apoio da União

A Justiça Federal no Amazonas determinou, em novembro, que a União prestasse apoio operacional às equipes da Funai atuantes no Vale do Javari. O apoio, se necessário, poderia incluir também órgãos de segurança, tais como a Polícia Federal, Militar e o Exército.

A decisão judicial determinava que fossem alocados "recursos materiais e orçamentários para garantir o apoio das atividades por no mínimo 6 meses”. No entanto, a portaria de Moro desta quarta, não menciona a determinação judicial.

No dia 29 de novembro, inclusive, a União foi multada em R$ 10 mil por dia por não prestar o apoio solicitado. 

Vale do Javari

De acordo com informações da Funai, a terra indígena Vale do Javari tem área de 8,5 milhões de hectares e é a segunda maior terra indígena demarcada do Brasil, atrás apenas da Yanomami, de 9,6 milhões de hectares de extensão.

A base de Ituí, alvo de vários ataques, é considerada fundamental para a proteção da terra indígena. Especialistas a consideram, inclusive, como a mais importante de índios isolados do Brasil. Dados mostram que de 28 registros confirmados de índios isolados no país, 10 estão no Vale do Javari.

Veja também!

>>> Renan Calheiros vira réu na Lava Jato em processo no STF

>>> TSE reconhece assinaturas eletrônicas para criação de partidos

>>> Travesti é espancada por cinco pessoas em Fortaleza; vídeo

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!