RedeTVi - Notícias | Política

Moraes determina investigação sobre relato do senador Marcos do Val

Ministro afirmou que o parlamentar deve ser investigado por crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação

(foto: Divulgação/ TSE)

Nesta sexta-feira (3), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a abertura de uma investigação sobre a suposta articulação de um golpe de Estado, relatada pelo senador Marcos do Val (Podemos). 

Moraes solicitou que o senador preste um novo depoimento à Polícia Federal (PF), já que apresentou "uma quarta versão dos fatos" em seu primeiro depoimento. Por conta das diferentes versões apresentadas, o ministro disse que o senador deve ser investigado por crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo.

Com a determinação de Moraes, uma petição deve ser criada.

Inicialmente, as acusações de Do Val faziam parte do inquérito que apura a responsabilidade das autoridades do DF nos atos golpistas em 8 de janeiro. 

Entenda o caso 

Na quinta-feira (2), Em entrevista à GloboNews, o senador disse que o até então presidente Jair Bolsonaro (PL) presenciou uma conversa entre ele e o então deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), em que o parlamentar propunha uma ação golpista. 

Segundo o senador, a proposta pretendia não desmobilizar os acampamentos golpistas e gravar, sem autorização, alguma conversa que pudesse comprometer o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.

Em depoimento à Polícia Federal ainda na quinta, ele afirmou que, em nenhum momento, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se mostrou contrário ao suposto plano de golpe de Estado proposto pelo ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). O senador pontuou que Bolsonaro se manteve calado, não demonstrou interesse em negar o plano ou alguma contrariedade.

Veja também!

>>> "Derrotamos o Bolsonaro, mas ainda é preciso derrotar o bolsonarismo", afirma Lula

>>> "Só posso ser candidato se eu tiver saúde", diz Lula sobre reeleição

>>> Anderson Torres presta depoimento à Polícia Federal

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube