Moraes atende PGR e determina abertura de mais seis inquéritos contra golpistas
Três deputados podem estar envolvidos com a convocação de golpistas ao DF
(Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de mais seis inquéritos para investigar as condutas dos envolvidos nas invasões às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Três dos pedidos investigam a conduta de três grupos envolvidos nos atos golpistas: executores, financiadores e “autores intelectuais”.
Os outros três inquéritos apuram, individualmente, as condutas de três deputados que supostamente se envolveram na convocação de golpistas ao DF. O nome deles, no entanto, não foram divulgados.
Esses inquéritos eram pedidos da Procuradoria-Geral da República e foram atendidos pelo ministro Moraes. Nos pedidos, o subprocurador-geral Carlos Frederico Santos cita sete crimes: terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.
No dia 13, o ministro já havia determinado a abertura de um inquérito sobre a conduta das autoridades locais, entre elas, o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres.
Veja também!
>>> TSE dá prazo de 5 dias para resposta de Bolsonaro após fala contra eleição
>>> Lula vai à Argentina neste domingo em 1ª viagem internacional após posse
>>> Força do SUS recebe inscrições para voluntários em território Yanomami
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube