Lula passará por cirurgia nesta sexta-feira
Presidente será submetido a uma cirurgia no lado direito do quadril
(Foto: Agência Brasil)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará por uma cirurgia na manhã desta sexta-feira (29), no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
Lula será submetido a uma cirurgia no lado direito do quadril, em razão de uma artrose na cabeça do fêmur, devido um desgaste na cartilagem que reveste as articulações.
A equipe que já vinha acompanhando o presidente em São Paulo seguirá com a assistência. Quando receber alta, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde também despachará enquanto se recupera.
Cirurgia
Segundo o ortopedista e traumatologista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Marco Aurélio Silvério Neves, a condição pela qual o presidente foi diagnosticado ocorre quando a cartilagem que reveste as superfícies articulares do fêmur e do acetábulo se desgasta gradualmente.
A cirurgia a que Lula será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui a articulação do quadril doente por uma articulação artificial, conhecida como prótese. A articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril.
O procedimento cirúrgico para o tratamento é realizado em casos mais avançados e quando os demais métodos não estão sendo eficazes. “As principais condições que podem levar à necessidade de uma prótese de quadril incluem osteoartrite, artrite reumatoide, fraturas do quadril ou necrose avascular da cabeça femoral. O procedimento envolve a substituição da articulação do quadril por uma prótese artificial, geralmente realizado por um ortopedista especializado em cirurgias articulares”, explica o ortopedista.
Veja também!
- Fim do marco temporal: STF define indenização para ocupantes de boa-fé
- Rosa Weber se despede do STF e abre nova vaga para indicação de Lula
- Novo PAC: Lula lança edital de R$ 65,5 bi em recursos para municípios
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: