Lula indica Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet à PGR
Os nomes foram encaminhados ao presidente do Senado Federal
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Nesta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República (PGR).
Os dois nomes já eram cotados para as vagas e foram encaminhados ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
Após as indicações, os dois devem passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para ser aprovados as vagas.
Ministro da Justiça no governo Lula, Flávio Dino foi juiz federal por 12 anos e atuou como secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de presidir a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e assessor da Presidência do Supremo. Em 2006, foi eleito deputado federal, quando iniciou a vida política. Antes de assumir o Ministério, Dino foi eleito senador pelo PSB, em 2022.
Gonet é subprocurador-geral da República e integra os quadros do Ministério Público Federal desde 1987. O indicado de Lula foi sócio do ministro Gilmar Mendes no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Vice-procurador-eleitoral, Gonet atuou nas ações que levaram à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Veja também!
- PGR: Preso solto por Moraes era morador de rua e apanhou de golpistas
- Novembro Azul: como a IA auxilia no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata
- Chanceler indicada por Milei discute posse e Mercosul com Mauro Vieira
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: