RedeTVi - Notícias | Política

Lula fecha negociação com a Polícia Federal e se entrega neste sábado

Lula ao lado de aliados (Imagem: Filipe Araújo / Fotos Públicas) 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregará à Polícia Federal (PF) neste sábado (7) logo depois da realização de uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, prevista para acontecer no período da manhã. O acordo já estaria fechado, segundo informação do jornal Folha de S.Paulo. 

De acordo com a publicação, o ex-presidente acertou os detalhes de sua apresentação à PF depois de se reunir com aliados e com os advogados que cuidam de sua defesa. Lula estaria negociando com as autoridades federais para que sua apresentação ocorresse somente na segunda-feira (9), sem sucesso. Ele deve se apresentar aos policiais no Sindicato dos Metalúrgicos, onde se encontra desde a última quinta-feira (5), mas a forma como isso acontecerá ainda não estaria definida. 

A ideia do petista é evitar enfrentamentos entre os militantes que estão na sede do Sindicato e os agentes da PF destinados para companhá-lo até a prisão. Segundo apuraram os repórteres da Folha, Lula deverá ser transportado em um veículo descaracterizado. 

Assim que se entregar, o ex-presidente será conduzido a Curitiba onde ficará em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal. O local está isolado para vistantes externos e a movimentação nas imediações é só de profissionais da imprensa.

Também estão presos em Curitiba os ex-ministro da Fazenda do governo Lula, Antonio Pallocci e Léo Pinheiro, dono da Construtura OAS , que em depoimento ao Juiz Sérgio Moro confirmou que o petista é o dono do triplex em Guarujá (SP).

Veja também: Como será a cela especial de Lula em Curitiba