Lula diz que países não envolvidos na guerra da Ucrânia precisam negociar a paz
Invasão russa completa um ano nesta sexta-feira (24)
(Foto: Agência Brasil)
Nesta sexta-feira (24), através das redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os países que não estão diretamente envolvidos na guerra da Ucrânia devem assumir a responsabilidade de encaminhar uma negociação para estabelecer a paz.
“No momento em que a humanidade, com tantos desafios, precisa de paz, completa-se um ano da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. É urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz.”, escreveu o presidente.
A invasão russa ao país vizinho completa um ano nesta sexta. Lula já disse em outras oportunidades que o Brasil é um país de paz e não pretende tomar um lado no conflito. Ainda de acordo com ele, a guerra é um “erro”, mas “quando um não quer, dois não brigam”.
Em entrevista à TV Globo, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que o presidente Lula deve conversar por telefone com os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelesnky, e da Rússia, Vladimir Putin, na próxima semana.
Veja também!
>>> Chuvas deixam mais de 4 mil desabrigados e desalojados no litoral de SP
>>> Governo de SP vai instalar sistema de alerta no litoral norte
>>> Coordenador-geral do MapBiomas alerta para piora de eventos climáticos no país
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube