Lula desembarca em Portugal: "Previsão de assinatura de pelo menos 13 acordos"
Presidente ficará seis dias na Europa e também visitará a Espanha
(Foto: Ricardo Stuckert)
O presidente Lula desembarcou na manhã desta sexta-feira (21) na cidade de Lisboa, em Portugal, para cumprir uma agenda de seis dias de encontros no país e também na Espanha. Entre os assuntos do roteiro estão a guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia.
No Twitter, o petista informou que há uma previsão de assinatura de pelo menos 13 acordos.
Lula chega à Europa pela primeira vez no seu terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e também Emirados Árabes.
Os compromissos oficiais começam no domingo (22), quando o presidente participará de uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro do Jerônimo, e da deposição de flores junto ao túmulo do poeta português Luís de Camões, no interior do mosteiro. Na sequência, Lula tem encontro bilateral com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Em seguida, haverá almoço oferecido pelo primeiro-ministro Antônio Costa e, à tarde, ocorre a 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, com a assinatura dos acordos bilaterais. Inicialmente os dois chefes de governo têm reunião reservada, seguido de uma plenária com as duas delegações.
De acordo com o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com o governo português, incluindo memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios do governo português.
Veja também!
>>> Ministra da Saúde responsabiliza Bolsonaro pela queda da cobertura vacinal no Brasil
>>> Em cartilha a funcionários, banco proíbe película quebrada, mau hálito e chulé
>>> EUA anunciam US$ 500 milhões para Fundo Amazônia em cinco anos
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: