Chefe do Exército foi comunicado de participação de Pazuello em ato com Bolsonaro
Documento que estava sob sigilo de 100 anos foi divulgado por determinação da CGU
(Foto: Agência Brasil)
O então comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, foi avisado com antecedência sobre a participação˜do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e um ato de cunho político ao lado do então presidente Jair Bolsonaro, em maio de 2021.
Na ocasião, a presença de Pazuello no evento, à época general da ativa, desencadeou um procedimento administrativo contra o militar, que chegou a ser arquivado posteriormente sem qualquer tipo de penalização.
O documento chegou a ser contemplado com sigilo de 100 anos no comando de Bolsonaro à frente do Executivo. A arquivo, no entanto, foi divulgado pelo Exército nesta sexta-feira (24) após determinação da Controladoria-Geral da União (CGU).
No documento, Nogueira confirma ter conhecimento prévio, embora não menciona se houve ou não autorização formal para a participação do ex-ministro no evento.
"Insta saliente, inicialmente, que o oficial-general em tela efetivamente comunicou a este comandante que se deslocaria à cidade do Rio de Janeiro, a fim de participar do passeio motociclístico, a convite do senhor Presidente da República", escreveu.
Na sequência, para justificar o arquivamento do processo, Nogueira disse considerar que a participação de Pazuello no ato não teve “viés político-partidário” porque ele falou de “forma improvisada” e apenas “cumprimentou o público presente e enalteceu o passeio.
"Da análise acurada dos fatos, bem como das alegações do referido oficial-general, deprende-se, de froma peremptória, não haver viés político-partidiário nas palavras proferidas, repia-se, de improviso, pelo arrolado, naquele momento", afirmou Paulo Sérgio, em documento que arquivou o processo.
Veja também!
>>> Chuvas deixam mais de 4 mil desabrigados e desalojados no litoral de SP
>>> Governo de SP vai instalar sistema de alerta no litoral norte
>>> Coordenador-geral do MapBiomas alerta para piora de eventos climáticos no país
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube