Cappelli entrega imagens do Palácio do dia 8 de janeiro ao STF
Ministro interino do GSI atendeu determinação de Alexandre de Moraes
(Foto: Agência Brasil)
Neste sábado (22), o ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, disse que entregou as imagens do circuito de interno do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A entrega atende a determinação do ministro Alexandre de Moraes que, na sexta feira (21), deu 48 horas para que o GSI enviasse as gravações.
Na decisão, Moraes ordenou a entrega dos vídeos, que estavam em sigilo. A íntegra das 160 horas de imagens já foi entregue ao STF.
Cappelli postou na internet que entregou, além das imagens, uma cópia do processo administrativo de investigação que foi aberto. Mais cedo, ele também disse que foi o próprio GSI quem consultou o Supremo sobre a divulgação de todas as imagens. Ele completou afirmando que a “tentativa de tornar as vítimas culpadas, é uma prática conhecida do fascismo”. A declaração do ministro ocorre após a oposição afirmar que o próprio governo esteve envolvido nos atos extremistas do dia 8.
O ministro do STF também determinou que servidores do GSI que aparecem nas imagens dentro do Palácio nos atos do dia 8 de janeiro, devem ser ouvidos até domingo (23) pela Polícia Federal.
Veja também!
>>> Brasil e Portugal assinam acordos na área de Direitos Humanos
>>> Moraes determina quebra do sigilo de imagens de vandalismo no Planalto
>>> Conflito no Sudão provoca mais de 400 mortes
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: