Bolsonaro e Ministério da Cidadania lançam Programa Brasil Fraterno
Objetivo principal do programa é mobilizar doações de alimentos para entidades de assistência social no país
(Foto: Reprodução/Tv Brasil)
Nesta quinta-feira (11), o ministro da Cidadania, João Roma, juntamente com o presidente Jair Bolsonaro lançaram o programa “Brasil Fraterno - Comida no Prato” com o objetivo de facilitar as doações de alimentos para Organizações Não Governamentais (ONGs) voltadas para assistência social a fim de diminuir o número de pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil. Outro objetivo da pasta é diminuir o desperdício de alimentos no país.
O programa vai oferecer isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as organizações e empresas que desejam doar alimentos. Na cerimonia realizada nesta quinta-feira, o Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, João Dornellas, afirmou que, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês), na América Latina 28% de tudo que se produz é desperdiçado.
De acordo com o Ministério da Cidadania, em 2020, foram doadas, com isenção de ICMS, quase R$ 57 milhões em alimentos. Em 2021, este valor já chegou a R$ 42 milhões até outubro.
Uma pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) neste ano sobre “Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil”, mostra que nos três meses anteriores à coleta de dados, menos da metade das famílias brasileiras (44,8%) tinham seus(suas) moradores(as) em segurança alimentar. Dos demais, 55,2% se encontravam em Insegurança Alimentar; 9% conviviam com a fome, sendo pior essa condição nas famílias da área rural (12%).
Para se cadastrar no programa como doador de alimentos ou para conseguir se beneficiar das doações basta entrar no site.
Veja também!
>>>SP: 86% dos municípios não registraram óbitos por Covid-19 na última semana
>>>Distrito Federal anuncia Dia D de vacinação contra covid-19
>>>Entenda como vai funcionar o Auxílio Brasil
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube