Ao vivo: Acompanhe a votação da reforma da Previdência na CCJ
Relator fez acordo e mudou quatro pontos da reforma
Começou na tarde de terça-feira (23) a votação da proposta da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Originalmente, a votação da reforma na CCJ da Câmara, que avalia se a proposta não viola a Constituição, estava prevista para a última quarta-feira (17). No entanto, a votação foi adiada e governo e líderes na Câmara negociaram mudanças no texto para que haja aprovação ainda nesta terça.
Para isso, quatro pontos foram alterados. Segundo o relator da reforma da Previdência na CCJ, o deputado delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), quatro pontos do seu parecer foram retirados.
Os quatro itens que foram suprimidos da proposta foram negociados com líderes da base governista. O primeiro é o fim do pagamento da multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do recolhimento do fundo do trabalhador já aposentado que voltar ao mercado de trabalho.
O segundo ponto é a concentração, na Justiça Federal em Brasília, de ações judiciais contra a reforma da Previdência. Os outros pontos são a exclusividade do Poder Executivo de propor mudanças na reforma da Previdência e a possibilidade de que a idade de aposentadoria compulsória dos servidores públicos (atualmente aos 75 anos) seja alterada por lei complementar, em vez de ser definida pela Constituição, como atualmente.
Veja também!
>>> Grupo internacional pode estar envolvido em ataques no Sri Lanka
>>> Após reunião com governo, caminhoneiros descartam paralisação
>>> CCJ da Câmara deve votar relatório da reforma da Previdência nesta terça-feira (23)
Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e inscreva-se agora!