Alckmin anuncia desconto em impostos para carros de até R$ 120 mil
Anúncio marca o Dia da Indústria e ocorreu após reunião com presidente Lula e entidades do setor automotivo
(Foto: Agência Brasil)
Nesta quinta-feira (25), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que carros de até R$ 120 mil comercializados no Brasil terão descontos em impostos.
Segundo o ministro, o objetivo é que ocorram descontos nos preços entre 1,5%, no mínimo, e 10,79%, no máximo. Quanto menor o valor o carro, maior será o desconto do IPI e PIS/ Cofins. Outro critério é a eficiência energética, no qual carros que poluem menos, terão desconto maior nos tributos. Além disso, a densidade industrial será outro ponto avaliado. Quanto maior for a produção em montadoras brasileiras, mais descontos serão aplicados.
Alckmin informou ainda que os descontos podem ser ainda maiores, pois as indústrias poderão realizar venda direta, barateando ainda mais o preço do veículo.
“Se o carro se encaixar nas três diretrizes — for mais barato, poluir menos e ter mais produtos brasileiros em sua fabricação — maior será o desconto. Além disso, se foi comercializado por venda direta, o desconto aumenta”, afirmou o ministro após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, equipe econômica e representantes de entidades do setor automotivo no Palácio do Planalto.
O prazo para a ação ainda será definido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os benefícios serão publicados por medida provisória, que poderá sair em até 15 dias.
Veja também!
>>> Governo anuncia medidas para estimular compra de carros populares
>>> Mulher morre após comer bombons que ganhou de remetente anônimo no RJ
>>> Walk Free: Brasil ocupa 11º lugar no ranking mundial de escravidão
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: