União Europeia inicia campanha para vacinar população contra o novo coronavírus
A meta é que todos os adultos sejam vacinados em 2021
(Foto: Divulgação/AP)
Os países da União Europeia deram início neste domingo (27) a campanha de vacinação contra a Covid-19. Moradores de asilos para idosos e profissionais da área da saúde serão os primeiros a receber o imunizante, desenvolvido pela Pfizer em parceria com o laboratório alemão BioNTech.
Ao todo, os 27 países do bloco, que somam cerca de 450 milhões de habitantes, fecharam contratos com uma série de fornecedores para mais de dois bilhões de doses da vacina. A meta é que todos os adultos sejam vacinados em 2021.
Os primeiros lotes com o medicamento foram recebidos na Itália, Espanha, Áustria, França, Polônia, República Tcheca e Holanda. Na Alemanha, o imunizante começou a ser despachado para os 16 estados federais.
No sábado (26), véspera do inicio das vacinações em todo a União Europeia, a Comissão Europeia classificou o lançamento da campanha como “im momento tocante da imunidade”.
"A vacina está sendo disponibilizada ao mesmo tempo para todos os países da UE. E as pessoas vão começar a tomar a vacina em Atenas, Roma, Helsinque e Sofia, só para citar alguns", afirmou, Ursula von der Leyen.
"As vacinações nos ajudarão a retomar nossas vidas normais, gradualmente", garantiu ela, que pediu para que a população da UE continuasse mantendo todos os cuidados necessário durante a pandemia.
Na Itália, a escolha do dia simbólico ocorreu no Instituto Lazzaro Spallanzani, de Roma, referência nacional em doenças infecciosas. Às 7h20 (3h20 no horário de Brasília), a enfermeira Claudia Alivernini, o operador de saúde Omar Altobelli e a diretora do laboratório de virologia do Instituto, Maria Rosaria Capobianchi, foram os primeiros a receberem a BNT 162b.
Já em Berlim, na Alemanha, Edith Kwoizalla, de 101 anos, que mora em um asilo de Steglitz, foi a primeira imunizada às 7h45 (3h45). No entanto, o país foi um dos que "furou" o dia de vacinação, tendo já dado doses em um asilo de Halberstadt no sábado (26) - assim como aconteceu na Hungria.
Na França, um idosa de 78 anos chamada Mauricette foi a primeira a receber sua vacina contra a Covid-19 em Sevran, na periferia de Paris. Na Espanha, Araceli Rosario Hidalgo, 96 anos, moradora de uma casa de repouso em Los Olmos, foi a primeira a receber a vacina, seguida por uma das funcionárias da residência, Mónica Tapias, 48 anos.
"Hoje, Araceli e Mónica representam uma nova etapa esperançosa. Um dia para a emoção e para a confiança", escreveu no Twitter o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.
Já o presidente da França, Emmanuel Macron, também usou a rede social para falar sobre as prioridades da vacinação no país e disse que "temos uma nova arma contra o vírus: a vacina".
Na República Tcheca, um dos primeiros a receber a BNT 162b foi o premiê Andrej Babis. Além do líder político, em Praga, foi vacinada também a idosa Emilie Repikova, 95 anos.
Veja também!
>>> Prefeitura do Rio proíbe fogos e uso de equipamentos de som em toda a orla no Réveillon
>>> Corpo da juíza assassinada pelo ex-marido é cremado no Rio de Janeiro
>>> STF suspende depoimento de Witzel em processo de impeachment
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube