União Europeia fecha espaço aéreo para aviões russos
Cerca de 18 países da Europa já anunciaram o fechamento do espaço aéreo
(Foto: Pixabay)
Neste domingo (27), a União Europeia anunciou, além de novas sanções econômicas, que fechará o espaço aéreo para aeronaves russas, incluindo jatos particulares.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou em um pronunciamento que além dessa medida, a UE deve proibir a mídia estatal russa, adotar sanções contra a Belarus, e pela primeira vez financiará a compra de armas para enviar à Ucrânia.
"Primeiro, estamos fechando o espaço aéreo da União Europeia para aeronaves de propriedade russa, registradas ou controladas pela Rússia. Eles não poderão pousar, decolar ou sobrevoar o território da UE”, informou von der Leyen.
Cerca de 18 países europeus e o Canadá já haviam anunciado fechamento do espaço aéreo. Nas redes sociais, o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, justificou que o país decidiu tomar essa decisão para todas as companhias russas. ”Os céus europeus são abertos para aqueles que conectam pessoas, não para aqueles que buscam agredir brutalmente", escreveu o primeiro-ministro.
Com essas restrições, os voos russos terão grande impactos, devido aos enormes desvios de rota.
Veja também!
>>> Presidente da Ucrânia decreta estado de mobilização geral contra invasão russa
>>> Rússia: condição para fim de ataque é desarmamento da Ucrânia
>>> Putin proíbe russos de protestarem contra a guerra
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube