RedeTVi - Notícias | Mundo

Tumulto em funeral de Soleimani mata dezenas no Irã

Ao menos 56 pessoas morreram durante funeral do comandante iraniano, que será sepultado nesta terça-feira (7) 


Caixões do general Qassem Soleimani e outras vítimas do ataque no Iraque são levados em caminhão na cidade de Kerman, no Irã — (Foto: Erfan Kouchari/Agência de Notícias Tasnim via AP)

Ao menos 56 pessoas morreram durante um tumulto na cerimônia do funeral do general Qassem Soleimani, em Kerman, sua cidade natal no Irã, de acordo com informações da imprensa local e agência Associated Press (AP).

Segundo o diretor da Organização de Emergência do Irã, Pir Hosein Kolivand, a tragédia ocorreu devido à presença do grande número de cidadãos ao funeral sudeste do país, onde o comandante ainda será enterrado. Conforme informa a AP (citando a agência estatal iraniana de notícias IRINN ), 213 pessoas ficaram feridas e, dentre estas, 67 ainda seguem hospitalizadas. 

Despedida do líder

Nesta segunda-feira (6), a chegada do corpo de Soleimani e de outros integrantes do alto comando militar iraniano, em Teerã, arrastou uma multidão às ruas em grande cerimônia liderada pelo aiatolá Ali Khamenei. Durante os atos, ps caixões foram carregados em meio a milhares de pessoas no centro da cidade e foram ouvidos gritos de "herói" em homenagem ao general, além de clamores contra os EUA.

Comandante da força de elite Quds da Guarda Revolucionária, o general Qassem Soleimani morreu na sexta-feira (3) após  um bombardeio no aeroporto de Bagdá, no Iraque. O ataque foi uma investida do Exército dos Estados Unidos, com ordens diretas do presidente dos EUA, Donald Trump. A informação foi confirmada pelo Pentágono.

Veja também!

>>> Por questões de segurança, Bolsonaro reavalia ida a Davos

>>> Governo estuda compensação em caso de alta dos combustíveis

>>> Inmetro dá dicas de segurança na compra de material escolar

 

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!