Trump diz que quer acordo comercial com o Brasil e elogia Bolsonaro
Presidente dos EUA citou "bom relacionamento com Brasil" e elogiou Bolsonaro
Os presidentes do Brasil e dos EUA, respectivamente, Jair Bolsonaro e Donald Trump - (Reprodução/Twitter)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (30) que desejar trabalhar um acordo comercial com o Brasil, abrindo portas para o "livre comércio" entre os dois países.
Para repórteres na Casa Branca, Trump elogiou o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o chamou de "homem maravilhoso", além de reiterar que os EUA têm um "bom relacionamento com Brasil".
"Eu tenho um ótimo relacionamento com o Brasil. Eu tenho um relacionamento fantástico com o presidente (do Brasil). Ele é um grande cavalheiro. Dizem que ele é o Trump do Brasil. Eu gosto disso, é um elogio. Eu acho que ele está fazendo um ótimo trabalho. É um trabalho duro, mas acho que seu presidente está fazendo um trabalho fantástico. Ele é um homem maravilhoso com uma família maravilhosa", disse à uma repórter brasileira.
Trump ainda explicou que vê o País Brasil como um grande parceiro comercial. "Vamos trabalhar em um acordo de livre comércio com o Brasil. O Brasil é um grande parceiro comercial, eles nos cobram muitas tarifas, mas nós amamos essa relação", concluiu.
Brasil preside Mercosul
O presidente Jair Bolsonaro assumiu a presidência tempore (rotativa) do Mercosul, com a promessa de executar um plano ambicioso para "mudar os rumos da história".
Em uma publicação no Twitter, o mandatário afirmou que assume o posto "com um plano de ação ambicioso", o qual tem como objetivo "eliminar o viés ideológico do bloco, enxugar sua estrutura, revisar a Tarifa Externa Comum e acelerar as negociações comerciais com grandes economias de todo o mundo". Ele deu exemplos de vínculos, como Canadá, Singapura, Coreia do Sul e Associação Europeia de Livre Comércio.
"Com a retomada do crescimento econômico e a liderança do nosso Brasil, o século XXI tem tudo para ser o Século da América do Sul. Vamos mudar os rumos da nossa história", escreveu.
Veja também!
>>> Bolsonaro: invasão de telefone é crime e ponto final
>>> Caso Neymar: Polícia encerra inquérito por estupro e não pede indiciamento
>>> Brasil conquista medalhas de ouro no canoísmo e taekwondo no Pan