Trump bloqueia emissão de vistos de trabalho para estrangeiros
Objetivo do presidente é frear o impacto da Covid-19 nos empregos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (22) um decreto para suspender a emissão de vistos de trabalho para estrangeiros até o final deste ano.
O objetivo, segundo o republicano, é preservar os trabalhadores norte-americanos durante a recuperação econômica do país, além de tentar diminuir o impacto do novo coronavírus nos empregos.
A medida vai entrar em vigor nesta quarta-feira (24) e deverá permanecer ativa até o dia 31 de dezembro de 2020. No entanto, o prazo da suspensão poderá ser estendido. De acordo com dados da organização Migration Policy Institute, mais de 160 mil pessoas podem ser afetadas pela regra.
Os vistos afetados pela medida foram o H-1B ou H-2B (trabalhadores especializados ou temporários), J (professores ou pesquisadores em intercâmbio) e L (profissionais transferidos aos Estados Unidos pela empresa que trabalha).
Amazon, Google e Twitter criticaram a decisão do governo, principalmente a suspensão do visto H-1B, que permite às empresas contratar temporariamente trabalhadores estrangeiros em ocupações que exigem uma pessoa com conhecimento altamente especializado.
"Opomo-nos à decisão míope do governo. Prevenir a renda de trabalhadores altamente especializados no país coloca em risco a competitividade dos EUA", afirmou a Amazon em um comunicado.
O Twitter, por sua vez, informou que a decisão de Trump "mina um dos maiores ativos econômicos dos Estados Unidos: sua diversidade".
Veja também!
>>> Confiança no Brasil voltou a crescer, diz presidente Bolsonaro
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube