Talibã autoriza saída de 200 estrangeiros do Afeganistão
É a primeira vez que voos internacionais são organizados em Cabul desde a saída das tropas americanas do país
(Foto: AP)
O Talibã autorizou, nesta quinta-feira (9), a saída de aproximadamente 200 estrangeiros do Afeganistão. Segundo a agência de notícias RTP, ainda não se sabe se os estrangeiros que partiram estavam entre as centenas de pessoas concentradas no aeroporto de Mazar-i-Sharifm, em Cabul, capital do país, onde seis aviões estão na pista, mas sem autorização para levantar voo.
Ainda de acordo com a RTP, a saída desses civis, que não conseguiram embarcar durante a ponte aérea das últimas semanas de agosto - quando mais de 120 mil pessoas fugiram - foi anunciada por um representante do governo dos Estados Unidos. De acordo com uma fonte que pediu anonimato, os talibãs autorizaram o voo após pressão do representante especial dos EUA Zalmay Khalizad.
Esta será a primeira vez que voos internacionais são organizados a partir do aeroporto de Cabul, desde que os militares estrangeiros deixaram o Afeganistão na sequência da tomada da capital pelos radicais islâmicos.
O anúncio foi feito dois dias após a apresentação do governo interino, que não correspondeu às expectativas da comunidade internacional. O governo interino afegão é composto principalmente por homens da etnia pashtun, incluindo suspeitos de terrorismo e radicais islâmicos. A composição do governo foi interpretada pelos governantes ocidentais como mais um sinal de que os talibãs não pretendem adotar uma atitude moderada, como prometeram antes da saída dos militares estrangeiros.
O anúncio da composição do novo governo afegão mereceu declarações de desapontamento da União Europeia e a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki afirmou que os talibãs não são membros respeitados da comunidade internacional.
Veja também!
>>> Anvisa autoriza uso emergencial de quarto medicamento para tratamento da Covid-19
>>> Dudu Braga, filho do Rei Roberto Carlos, morre aos 52 anos
>>> Site da Anvisa é atacado por hackers nesta quarta (8)
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube