Rússia volta a bombardear Kiev após mais de um mês
Vladimir Putin disse que atacará 'novos alvos' se a Ucrânia receber mísseis de longo alcance do Ocidente
(Foto: AP)
A Rússia voltou a atacar a capital da Ucrânia, Kiev. O último bombardeio na cidade havia sido registrado em 28 de abril. Neste domingo (5), o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que atacará novos alvos se o país vizinho receber mísseis de longo alcance do Ocidente.
Putin não especificou quais seriam esses novos alvos, mas, na semana passada, os Estados Unidos informaram que forneceriam um sistema avançado de mísseis à Ucrânia.
Segundo o prefeito de Kiev, Vital Klitschko, os novos bombardeios russos na cidade aconteceram durante a manhã. A Rússia informou que os ataques destruíram veículos blindados enviados por países do Leste Europeu.
Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia
A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.
Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.
Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.
Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.
A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de 24 de fevereiro.
Veja também!
>>>Brasil investiga seis casos suspeitos de varíola dos macacos
>>>Veja os vídeos e assuntos que bombaram nesta semana no quadro 'Deu Like'
>>>Primeiro turista espacial brasileiro sobre 'bate-volta': 'Emocionante, indescritível, surreal'
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube