Rússia e Ucrânia irão se reunir na quarta-feira (2) para uma possível negociação de cessar-fogo, diz agência russa
Reunião anterior terminou sem acordo entre os dois países
A segunda reunião para tratar sobre uma possível negociação entre Rússia e Ucrânia está agendada para quarta-feira (2), de acordo a agência de noticias da russa ‘TASS’, nesta terça-feira (1º).
O primeiro encontro entre os países aconteceu nesta segunda-feira (28), e terminou sem nenhum acordo para um possível cessar-fogo. O confronto completou 6 dias nesta terça.
“As delegações ucranianas e russas realizaram a primeira rodada de negociações. Seu objetivo principal era discutir o cessar-fogo e o fim das ações de combate no território da Ucrânia”, disse o assessor do presidente ucraniano, Mykhailo Podolya.
“As partes determinaram os tópicos onde certas decisões foram mapeadas. Para que essas decisões sejam implementadas como um roteiro, as partes estão retornando para consultas às suas capitais”, acrescentou.
“As partes discutiram a realização de mais uma rodada de negociações onde essas decisões podem ser desenvolvidas”, concluiu o assessor.
Já nesta terça-feira (1º), seis pessoas foram feridas, incluindo uma criança após uma explosão na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, afirmou o Servidor de Emergência do Estado da Ucrânia em um post feito no Telegram. A explosão atingiu um prédio do governo ucraniano.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuela, comentou que “ ataques com mísseis russos” causaram a explosão. Ele informou o pedido que outros países “Isolem a Rússia totalmente”. As buscas por vítimas continuam, segundo o governo.
Na segunda-feira (28), cerca de nove civis foram mortos pelos ataques com foguetes russos em Kharkiv, afirmou o prefeito Ihor Terekhov. Segundo ele, pelo menos três crianças morrem nos ataques.
“Os mísseis atingiram prédios residenciais, matando e ferindo civis pacíficos. Kharkiv não vê tantos danos há muito tempo. E isso é horrível”, disse ele. Terekhov disse que quatro pessoas saíram do abrigo para pegar água e foram mortas.
Com a série de confrontos, uma família com dois adultos e três crianças foram brutalmente queimadas vivas em seu carro, disse ele. E outras 37 pessoas ficaram feridas. Lembrando que a administração da cidade de Kharkiv notificou os mesmos números de mortos e feridos.
Veja também!
>>> Em conversa com Macron, Putin exige desmilitarização da Ucrânia
>>> Bolsas da Europa sofrem quedas após novas sanções contra a Rússia
>>> Brasil reforça posicionamento contra guerra na Ucrânia
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube