Quarentena na Itália será prorrogada até início de maio, diz Defesa Civil
Órgão estipula que retomada das atividades só poderá ocorrer a partir do dia 16 de maio
O chefe da Defesa Civil da Itália, Angelo Borrelli, disse nesta sexta-feira (3) que o confinamento deverá ser prorrogado, pelo menos, até 1º de maio. O país registra o maior número de mortos pelo novo coronavírus em todo o mundo, com 13.915 óbitos, além de 115.242 casos confirmados.
À Rádio Capital, Borrelli explica que é preciso manter o "máximo rigor" para evitar que a cadeia de contágio da Covid-19 fique fora de controle . "A situação atual nos permite respirar. Esta é uma situação que nos permite gerenciar a emergência com menos problemas. Isso ocorre porque comportamentos foram implementados e absolutamente devem persistir", disse ele em entrevista.
“Infelizmente não acredito que essa situação tenha passado até 1º de maio, precisamos ser extremamente rigorosos”, disse Borelli, que ainda declarou que os italianos terão que ficar em casa "por muitas semanas".
Segundo o presidente do Instituto Superior da Saúde (ISS), Silvio Brusaferro, a pandemia já atingiu seu "pico" na Itália, mas a curva de contágios ainda levará um tempo para começar a cair. Na quarta (1º), o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, havia dito que as medidas de confinamento seriam prorrogadas até o dia 13, na segunda-feira após a Páscoa.
"Fase 2"
O isolamento social na Itália está em vigor desde 9 de março. No país, somente serviços essenciais - como supermercados e farmácias - continuam funcionando. Aulas e eventos foram cancelados.
Questionado sobre a chamada "fase 2", anunciada pelo primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte, que consiste na retomada gradual das atividades, o chefe da Defesa Civil disse que isso só poderá ocorrer a partir do dia 16 de maio.
"Depende dos dados. A situação agora está estacionária, temos que ver quando essa situação começa a diminuir. Eu não gostaria de dar datas, mas entre agora e 16 de maio, podemos ter mais dados positivos que nos aconselham a retomar as atividades e, portanto, iniciar a fase 2", detalhou.
Veja também!
>>> Infectados pelo coronavírus ao redor do mundo ultrapassam 1 milhão
>>> Auxílio de R$ 600 para informais: saiba quem pode receber receber a ajuda
>>> Israel promete testes em humanos de possível vacina do Covid-19 para início de junho
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube