Putin põe equipes de armas nucleares em alerta
Presidente russo ordenou medida após declarações da Otan que considerou agressivas
(Foto: Reprodução/ Twitter @KremlinRussia_E)
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou neste domingo (27) que o comando militar coloque as forças de armas nucleares em alerta máximo, após declarações de representante dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), segundo informações da agência Reuters.
"Como vocês podem ver, países do Ocidente não só tomam medidas não amistosas contra nós na dimensão econômica,” ele afirmou na TV estatal e ainda disse que as sanções e declarações são agressivas.
"Dessa forma, comando ao ministro da Defesa para que as forças de deterrência do país estejam de prontidão", declarou Putin.
O governo dos EUA ressaltou que as atitudes de Putin fazem parte de um padrão em realizar ameaças para justificar medidas agressivas. "Nós o vimos fazer isso várias vezes. Em nenhum momento a Rússia esteve sob ameaça da Otan, a Rússia esteve sob ameaça da Ucrânia", informou a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki.
Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, declarou que as ações realizadas contra a Rússia são formas de conter a invasão russa. “O presidente Putin continua a escalar esta guerra de uma maneira totalmente inaceitável e temos que continuar a conter suas ações da maneira mais forte possível".
O ataque russo é o maior a um país da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, e já está no quarto dia. Neste domingo o governo ucraniano anunciou que será realizada a primeira negociação na fronteira entre o país e a Belarus.
Veja também!
>>> Presidente da Ucrânia decreta estado de mobilização geral contra invasão russa
>>> Rússia: condição para fim de ataque é desarmamento da Ucrânia
>>> Putin proíbe russos de protestarem contra a guerra
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube